A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

28/06/2012 08:53

Mesmo sem nome ou publicidade, pastelaria consegue ser tradição

Paula Maciulevicius
Nunca teve propaganda, nem o nome na fachada e ainda assim a pastelaria nunca esteve vazia. (Foto: Rodrigo Pazinato)Nunca teve propaganda, nem o nome na fachada e ainda assim a pastelaria nunca esteve vazia. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Tradicional na cidade, o pastel do japonês na verdade leva o sobrenome do dono, o mesmo há 27 anos. (Foto: Rodrigo Pazinato)Tradicional na cidade, o pastel do japonês na verdade leva o sobrenome do dono, o mesmo há 27 anos. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Nunca teve o nome na fachada e aposto "um pastel" que você não saberia identificar aonde fica a pastelaria Taijó.

Veja Mais
Manga Park comemora 1 ano com descontos, música ao vivo e atrações para crianças
Bar serve comida alemã e cliente ainda pode conhecer fábrica de cerveja

Há quase três décadas, abre de domingo a domingo na avenida Afonso Pena em frente à praça do Rádio Clube e, aqui denuncio a minha idade, dos 27 anos de existência da pastelaria, compartilho 22 deles comendo um dos melhores pastéis da cidade.

Para o lugar existem vários nomes, que com certeza o campo-grandense já falou ou ouviu de alguém: pastel do japonês, pastel da Afonso Pena e casa de suco. "Acho que japonês é porque o pessoal só vê japonês, ou melhor, descendentes aqui, aí ficou. Mas tem nome né", brinca o funcionário que fica no caixa, Márcio Antônio Arakaki, 44 anos.

Taijó é o sobrenome do dono da pastelaria. Eu só acreditei vendo um bloco de notas com o nome "Taijó Pastelaria".

Primo do dono, Márcio está ali desde que abriu, as somas para fechar as contas ele faz de cabeça e brincando: "27 anos fazendo isso, tinha que aprender né?".

Encho a boca para dizer que não tem pastel igual. Pode até ter parecido, mas recheio e crocância não há, na minha opinião. É queijo puxando na hora de morder e guardanapo sequinho, mostrando que o óleo fica apenas na panela. Os sabores que mais saem são os tradicionais: carne e queijo.

Um dos descendentes de japonês, Márcio cai na risada na hora de explicar o porquê da pastelaria ganhar esse nome. (Foto: Rodrigo Pazinato)Um dos descendentes de japonês, Márcio cai na risada na hora de explicar o porquê da pastelaria ganhar esse nome. (Foto: Rodrigo Pazinato)

É comum se ver em dias de semana gente encerrando o expediente ao sabor do pastel e de sucos naturais e nos finais de semana, é até difícil achar lugar. Mas cliente ali nunca fica sem sentar.

Por estar estrategicamente posicionado na principal avenida da cidade, a pastelaria tem em si uma particularidade, o cliente come olhando o movimento, a barulheira e, à noite, as luzes dos carros.

Que a pastelaria da Afonso Pena virou ponto turístico de gastronomia virou. Administrada pela mesma família desde janeiro de 1985, volta e meia um japonês ali faz falta. Quando um deles vai ao Japão para uma temporada de trabalho, é um primo que substitui.

Receita - A massa não tem mistério. Feita ali mesmo, junto com o recheio, tudo é fresquinho e da hora. Receita ensinada às funcionárias pela irmã do dono. O que reforça que mesmo com o passar dos anos, a estrutura familiar não foi influenciada.

As funcionárias anotam os pedidos em bloquinhos que são, desde sempre, grudados com ímã no freezer atrás do balcão. Para serem feitos, os sabores são anotados em uma lousa, já dentro da cozinha.

A pastelaria do japonês serve gerações. "Tem gente que vinha aqui antes de namorar, casou, engravidou e agora vem com o filho adolescente já", conta Márcio, e tudo isso sem nunca ter feito uma propaganda sequer.

"O dono nunca se interessou", comenta Márcio. O marketing hoje já seria dispensável, a propaganda é de boca em boca.

Virou um dos sabores da Cidade Morena e até já faz parte dos textos publicitários para quem vem a Campo Grande "Não deixar de comer o pastel do japonês".




Bom suco e pastel eu faço tb . Porém vcs não tem pastel com borda eu tenho . sucesso ....
 
Antonio Inácio em 24/09/2013 02:18:15
Parabéns Marcinho e Bozo,sempre trabalhando com excelência e qualidade nos produtos, e no atendimento dos clientes,Não é pq sou prima...mas não existe Suco e Pastel melhor do que o deles.
 
Sheila Hanako Nakazato Leite em 02/06/2013 10:18:23
Conheço desde a inauguração. O pessoal e fora de serie no atendimento e na simpatia.O Marcinho e peça fundamental e o Bozó e um cara divertido. E o melhor pastel e o ambiente e ótimo. Adoro esse povo e desejo que o sucesso dure por muitos e muitos anos.
 
JANIO SANTOS PEREIRA em 16/07/2012 08:59:58
nossa la é muito bom mesmo ,so q eu vou la direto toda semana e nunca fui mal atendido nao !!acho q o cara ai foi o primeiro
 
VANESSA OLIVEIRA em 02/07/2012 08:43:41
Meu tio é o Taijó!!! Tenho 26 anos, nasci junto com a "Casa de Sucos", cresci com o "tio Márcio" e hoje tenho minha família. Moro em BH, mas estou indo agora em Julho passear, levando minha filha e amigos mineiros para provar essa delícia. Venho em nome da família agradecer: "Obrigada a todos vocês que fazem o nosso sucesso, com o famoso boca a boca! Voltem sempre! " ;)
 
Dany Nakasato em 02/07/2012 01:28:00
Um dos melhores que comi em toda minha vida, aliás, o melhor.
 
Julio Martini em 29/06/2012 10:49:41
Parabéns pela Pastelaria do Japonês, como a chamamos. frequento a Pastelaria há pelo 26 anos. Não existe melhor, a massa, os recheios e o famoso suco de morango, que é maravilhoso e não tem pra ninguém.
Valeu pela lembrança e fico feliz por fazer parte da família que frequenta há tanto tempo esta Pastelaria.
Felicidades Marcio, vcs merecem!!!
 
Lina Mattos em 29/06/2012 10:43:23
Melhor pastel da cidade!!!!! todo que visitam a cidade deveriam ir lá comer um pastel la!!!
 
Fagner Oliveira em 29/06/2012 09:55:49
Lembro da pastel com o suco natural que vinha em uma jarra de atendida no balcão, era apenas uma porta do outro lado era uma frutaria com varios tipos de frutas, comecei a frenquentear com uns amigos japoneses, o Marcio, Edil, Edilson Hisimoto e outros, nesta epoca (86/87) estudavamos todos no Joaquim Murtinho e lanchavamos antes da aula. Hoje minha filha Isadora só come o pastel de queijo lá
 
Ivecio Fernandes dos Santos em 29/06/2012 09:33:02
Olá sou de Rio Verde quando for para Campo Grande vou passar ai na pastelaria
e experimentar,dizem que é uma delicia !!!!!!
 
Gláucia Regina em 29/06/2012 09:14:26
FREQUENTO ESSA CASA A PELO MENOS 20 ANOS, SÓ NÃO VOU FALAR A MINHA IDADE, ELES ESTÃO DE PARABENS, REALMENTE É SEM DUVIDA NENHUMA O MELHOR PASTEL DA CIDADE, E NÃO PRECISA DE FACHADA POIS O ATENDIMENTO E A QUALIDADE DO PRODUTO JA SÃO O MARKETING, GRANDE ABRAÇO MARCIO E FIQUE SEMPRE COM DEUS.
 
EDER DE OLIVEIRA CHAVES em 29/06/2012 09:07:02
Realmente a propaganda é feita de boca em boca, pq sempre falo, para as pessoas que o melhor pastel da cidade é ali, na Afonso Pena em frente a praça Radio Club, uma delicia, o suco tudo de bom. Parabéns, nome se faz com qualidade, é isso aí!
 
Adriana Araujo em 29/06/2012 09:04:55
Nossa esse pastel é muito bom mesmo, e melhor ainda é que chego no balcão e falo oi, ai o Marcio diz: FRANGO COM GOIABA MAIS RALO E AÇUCAR! ele ja decorou o meu pedido preferido e sabe até o jeito q eu gostoo do suco ,me acho né?? rsrsrs
Sempre que vem amigos ou familia de outros lugares ou cidades levo ai pra gente comer essa delicia.PARABÉNS é na simplicidade q estão os melhores sabores!!
 
Arlete Lima em 29/06/2012 08:39:31
Sou de chapadão do Sul-MS,muito bom os pasteis dela,as duas vezes que eu fui na Pastelaria o Michel Teló estava. como sempre muito educado.
Parabens e sucesso pra vcs.
 
Otanira angeli em 29/06/2012 08:13:42
E o e BAR DO ZAZA o esquina 20, 7 setembro com 13 junho vale a pena conferir
que tal uma reportagem la com o veio zaza?
 
robert kouwen em 28/06/2012 12:46:38
O melhor pastel da cidade!!! : )
 
Patrícia Ourives em 28/06/2012 12:07:16
Ambiente familiar, pastel top, sem falar no bom atendimento do Vascaíno Sr. Marcio que fica no balcão.
 
Ricardo Assis em 28/06/2012 11:48:18
Eu estive com minha namorada no domingo passado la pelas 18 horas, e fui muito mau atendido pela menina que atende as mesas, ela estava de mau humor e nem fez questão de nos atender, realmente o pastel e muito bom e bem diferenciado, gostei muito do produto, mais achei o atendimento fraco.
 
waldirney rocha em 28/06/2012 11:43:18
nem precisa placa, moveis modernos, propaganda ... muito bom tudo de lá, os produtos, o atendimento, o astral, penso que o sucesso é por isso mesmo, tomara que não mude nada, quer dizer, tomara que continue do mesmo jeitinho, apenas com novidades de sabores e tal.
 
sandra santos em 28/06/2012 11:13:29
estudei no joaquim murtinho desde 1987 e ja frequentava a pastelaria nos conheciamos como a casa do suco o pasteu e uma delicia e o suco de abacxi com leite e divino , os proprietrios estão de parabens pois a qualidade continua a mesma ou ate melhor
 
silvana baroni em 28/06/2012 10:52:52
parabéns pela reportagem,realmente é o melhor pastel da cidade!! Vale a pena ir lá !!
 
sandra loureiro em 28/06/2012 10:52:36
Verdade gente que pastel gostoso!!! Quando eu namorava meu marido a gente lanchava lá, hoje vamos com os nossos filhos e ele gostam muito!!! Parabéns Marcio pela simpatia, honestidade e respeito com o cliente!!!
 
Suelen Medeiros da Silva em 28/06/2012 10:41:19
Realmente é o melhor pastel q já comi.... crocante, sequinho e bem recheado...
vou sempre lá... Parabens pela reportagem.
 
ivanete deleclodi marques em 28/06/2012 10:39:34
Esse é o melhor pastel do mundo!!!!!! Valeu Marcinho PARABÉNS BOZO!!!!!!
 
luiz antonio barros leite em 28/06/2012 10:31:26
Gente, esse pastel é uma delícia e concordo com cada vírgula dessa matéria; recomendo todos os sucos, mas o de coco com leite é o meu preferido, simplesmente maraaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Rosilda Santos em 28/06/2012 10:25:27
Paula Maciulevícius, excelente artigo! Me deixou com água na boca e sem discordar de uma vírgula sua sequer. Hoje mesmo vou lá no "Pastel do Japonês" comer um frango com queijo com suco de morango e leite condensado. Eita lelê!
 
Guilherme Cavalcante em 28/06/2012 10:16:55
Frequento a pastelaria a pelo menos 5 anos, pelo menos 1 vez por mes, com a minha noiva já cumi pastel em mt´s lugares mas como a pastelaria do japones nunca comi!
é como custumo falar, propaganda do cormeciante e boca a boca dos clientes!
 
bruno torres em 28/06/2012 10:01:02
Ler uma matéria dessas nesta hora é pra sacanear hein. Alguém sabe se lá abre no almoço?
 
Rafael Vilharba em 28/06/2012 09:55:07
Grande reportagem novamente....bom dar as dicas dos lugares bons de CG....Parabens ao Marcio que ha tantos anos trabalha com dedicaçao e simpatia...
 
Riad Saddi em 28/06/2012 09:47:50
Meu pai, me ensinou o caminho, namorei por lá, e hj vou com a família toda.
 
Ricardo Lopes em 28/06/2012 09:37:36
Esta pastelaria é mesmo maravilhosa.. não precisa mesmo de propaganda pois todo mundo da cidade ja sabe onde tem o pastel e o suco mais delicioso da cidade... mesmo se não souber é so dar uma passadinha na av afonso pena que descobre rapidinho ... delicioso....
 
Eliane Araujo em 28/06/2012 09:36:33
Sou fã do pastel, da qualidade, do atendimento, do local... enfim de tudo. Costumo chamar de Pastelaria do Japonês e é esse o nome que meus filhos de 9 e 8 anos conhecem. Praticamente uma vez por semana depois de pegá-los na escola passamos na pastelaria do japonês para saborear um pastel que sem dúvida é o melhor de Campo Grande. O melhor mesmo!
 
Karla Valdez em 28/06/2012 09:33:57
Os pastéis e os sucos são muito bons. O de banana com canela é um clássico. E o japa é gente boa. Fale que é vascaíno que vc ganha um desconto.
 
Homero Deboni em 28/06/2012 09:11:38
Em Londrina tbém tem uma na rua sergipe q já tem mais de 30 anos, minha mãe amava ir lá e já morreu a 33 anos, vai uma dica: aki em balneário camboriu não tem nenhuma assim, eu sinto muita falta, quando vou a londrina é passagem obrigatória , ha tem a utopia tbém no calçadão quase esquina com hugo cabral, a padaria da Madre Leonia..é muita coisa boa
 
Sandra Almeida em 28/06/2012 08:22:24
Pelo menos uma vez na semana , vamos no pastel do "japa". Aqui em casa, chamamos assim.. Eu fui lá desde que era criança, já casei, tenho 3 filhos, e continuo indo lá.. Já comi pastel em vários estados, e lugares, mas nenhum se compara com o pastel do japa. Muito Bom mesmo.. Tenho parentes e amigos, que quando vem nos visitar em CG. Fazem questão de ir lá comer um pastel... é muito bom mesmo!
 
Fany Vigato em 28/06/2012 08:11:33
Com certeza é o melhor pastel de Campo Grande e virou tradição, desde meus 17 anos frequento a "casa do suco", lugar acolhedor, excelente pastel e atendimento super simpático.Hummmm deu até vontade de dar uma passadinha lá.rsrsrs
 
Neuza Martins em 28/06/2012 08:11:05
E o melhor pastel que já comi com um generoso recheio simplismente maravilhoso
sem contar com o carisma do marcio
 
maria carvalho em 28/06/2012 06:53:32
quem falar q bom mesmo é o pastel do mercadão ...NAO SABE O Q É BOM OU NUMKA FOI NA PASTELARIA DO MARCIO,NO JAPÓ OU MESMO CASA DE SUCO DA AFONSO PENA....é muito bom eu frequento ai ja faz mais de 15 anos....uma maravilha.
 
noemia rocha em 28/06/2012 05:17:19
faltou explicar por quê ele ri quando explica o nome, ou por quê ele optou por não fazer propaganda né
 
leandro koiti em 28/06/2012 05:17:12
È muito bom mesmo além de ser um local bem familiar os pastéis são ótimos.
 
andreza rodrigues em 28/06/2012 04:57:41
MELHOR PASTEL E ATENDIMENTO COM CERTEZA!!!!AMOO
 
LUCIANA FARIAS DE MATOS em 28/06/2012 04:14:56
O melhor pastel e casa de suco da cidade......ja faz parte da tradiçao e rotina gastronomica da cidade
 
roge delgado em 28/06/2012 03:59:26
Vo lá esperimentar, será que tem pastel de guerova?
 
João Crisóstomo em 28/06/2012 03:58:00
Frequento esta pastelaria há uns 12 anos, ia com meu marido que era namorado, e hoje nós vamos com as nossas filhas, adoramos os pastéis e sucos de lá !!!!!
 
silvane meira em 28/06/2012 03:04:37
O pastel é uma delíciaaa!!! Nem precisa de um letreiro enorme com nome, é muito tradicional....o atendimento e os pastéis são maravilhosos!!! Vamos todos ao "pastel do japonês".
 
Elaine Oliveira em 28/06/2012 01:41:10
Gentem,é o melhor pastel da cidade mesmo,eu e minha familia chamamos o lugar de
"JAPÔ" e chamamos assim o Márcio também.....sempre vamos la comer esse pastel delicioso e os sucos também...muito bom!!!!!
 
DEISE FARREL em 28/06/2012 01:16:27
Nosso adoro ir lá... maravilhoso mesmo!!!!
 
Adrielle Moraes Farias em 28/06/2012 01:13:35
É O PASTEL E SUCO COM MELHOR QUALIDADE, E PREÇO MAIS HONESTO DA CIDADE. EM TODAS AS VEZES QUE LÁ ESTIVE, NUNCA FUI MAL ATENDIDO. O JAPONÊS, ESTÁ DE PARABENS.
 
Valter antunes em 28/06/2012 01:04:08
imagem transparente

Compartilhe

Classificados