ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

No Mercadão, aula gastronômica ensina outro olhar sobre tantos sabores regionais

Aline Araújo | 08/03/2015 07:23
Mais de 40 alunos participaram da vista.  (Foto: Alcides Neto)
Mais de 40 alunos participaram da vista. (Foto: Alcides Neto)

Os corredores estreitos do Mercadão Municipal de Campo Grande são o início de uma lição importante para quem quer ganhar a vida servindo bem. Na semana passada, alunos do curso Técnico em Cozinha, do Centro de Educação Profissional (Cepef), tiveram essa experiência, aprendendo um pouco mais sobre grãos, temperos e carnes, sobre a escolha de ingredientes naturais e a culinária regional.

A aula agitou o Mercado Municipal. (Foto: Alcides Neto)
A aula agitou o Mercado Municipal. (Foto: Alcides Neto)

“Hoje eles entram aqui com um olhar de cozinheiro, consumidor de produtos regionais. Uma maneira da gente valorizar o que é produzido aqui”, explica Vera, relembrando outro princípio do movimento, que é dar prioridade aos produtos que vem das pequenas produções.

Foi o start para que os futuros cozinheiros começassem a enxergar o local de uma maneira diferente. A visita serviu para treinar o olhar e apontar novas possibilidades na cozinha. A chef e professora Vera Chaves guiou os 40 alunos, e explicou um pouco sobre como escolher os melhores ingredientes, além de dar algumas dicas para conservá-los em casa.

Para conservar o arroz, por exemplo, uma folha de louro no pote ajuda a espantar os carunchos. Mas essa é só uma dica, o principal da visita foi conhecer ingredientes que nunca passaram pelo cardápio em casa. Como o arroz selvagem, que é preto, mais fino e comprido. Geralmente preparado com outros grãos e de sabor mais forte.

A cada nova banca, um descoberta. Variedades diferentes de feijão, castanhas e temperos, também entraram na aula. “É um conhecimento além da sala de aula. Tem ingredientes que a gente está conhecendo agora, desperta a curiosidade de desenvolver novos pratos”, comenta Tatiana Bender, de 35 anos.

Ela é aluna do curso e também farmacêutica. Começou a se interessar pela cozinha por hobby e hoje faz o curso para se profissionalizar e ter como principal fonte de renda a culinária. O jornalista Rubens Arenas, de 63 anos, também começou a cozinhar para passar o tempo e hoje quer transformar o laser em empreendimento.

“Meus amigos sempre disseram que eu cozinhava bem, e eu sempre gostei. Sempre quis aprender mais. Hoje estou estudando para abrir algo na área”, conta.

A dona de casa Adriana Melo, de 31 anos, também se encantou, com a nova maneira de enxergar o Mercadão. “A gente vem e vem vê direito as coisas que tem. Na vista técnica é como se nossa cabeça abrisse para novas receitas e possibilidades”, comentou.

Nos siga no Google Notícias