ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Sabor

Para comer com os olhos, torta de chocolate não parece, mas é 100% vegana

Paula Maciulevicius | 29/07/2014 06:42
Quem olha e prova não consegue diferenciar, mas os ingredientes usados na receita não levam leite, ovos e nada de origem animal. (Fotos: Marcos Ermínio)
Quem olha e prova não consegue diferenciar, mas os ingredientes usados na receita não levam leite, ovos e nada de origem animal. (Fotos: Marcos Ermínio)

Na cobertura, granulado e amêndoas caramelizadas, ao redor, chantilly e por dentro, creme de chocolate com mais amêndoas. A torta é para comer com os olhos e o paladar. Quem olha e prova não consegue diferenciar, mas os ingredientes usados na receita não levam leite nem ovos. Nada de origem animal. O bolo é um belo exemplar de que é possível se comer de tudo dentro da dieta vegana.

A criação é da funcionária pública Roseni Feitosa, de 39 anos. Até os 27 ela seguia uma alimentação como outra qualquer. "Eu fui onívora, comia carne, verduras, de tudo. Aí eu casei e decidi ser ovolactovegetariana", conta. Por uma década ela manteve apenas os subprodutos de origem animal, como leite e ovos, riscando do cardápio todos os tipos de carne.

O ponto crucial chegou há dois anos, enquanto assistia a um documentário. "Ficamos chocados e por ética, paramos de comer produtos ou subprodutos. Não me alimento, nem me visto e nem uso de entretenimento nada que envolva sacrifício ou que cause dor aos animais", narra.

Por dentro, creme de chocolate com mais amêndoas.
Por dentro, creme de chocolate com mais amêndoas.

Paralelamente às restrições alimentares, Roseni sempre foi apaixonada pela culinária. Cozinhava para a família, a sobrinhada, os amigos e entre as panelas e o fogão se viu no desafio de adaptar a cozinha ao novo paladar. "Tive de organizar, fazer adaptações, alguns foram experimentos mesmo, pesquisas na internet para veganizar minhas receitas", pontua.

Foi brincando de descobrir novos sabores que ela chegou aos doces. As fotos que ilustram essa matéria são todas receitas 100% veganas. Até quem não é muito de se aventurar nos fornos da vida se pergunta como é possível assar um bolo sem leite e ovos?

A substituição, Roseni sabe de cabeça. "No lugar dos ovos, acrescento mais fermento ou linhaça, que faz da massa mais macia e suave. No lugar do leite, eu uso água ou leite de castanha", indica. Leite que pode ser preparado a partir de qualquer castanha. "Com amêndoas, por exemplo, deixa de molho em água por 12h. No outro dia, você despreza essa água, coloca no liquidificador com 4 vezes mais de água, bate e coa. É bem simples", ensina Roseni. O leite pode ser usado com café, ou até tomado com chocolate.

Para quem foi adestrando o paladar e o metabolismo aos poucos, Roseni entende o impacto que uma alimentação sem origem animal alguma ainda causa. "Até hoje eu me assusto quando olho a maravilha que eu consigo fazer sem queijo nem ovo. Na verdade isso é uma questão cultural", avalia.

O restante dos ingredientes são os de sempre: trigo, cacau ou chocolate em pó - sempre optando pelo meio-amargo e prestando atenção senão leva leite na descrição do produto - açúcar orgânico ou normal, fermento e também chantilly. "Uma das marcas que uso é a Puratos, que não leva leite", sinaliza.

Torta creme de chocolate e nozes.
Torta creme de chocolate e nozes.
Torta mousse de chocolate e morango.
Torta mousse de chocolate e morango.
Torta creme de chocolate e beijinho.
Torta creme de chocolate e beijinho.

Nas reuniões entre amigos começaram a surgir o pedido de encomendas e, há cerca de um mês, a funcionária pública passou a encarar um terceiro turno na produção de tortas, ao criar a "Chocolatíssimo".

"Dá para fazer tudo, brigadeiro, pavê. Eu costumo dizer que a minha cozinha é sem crueldade", comenta. As tortas atendem o público em geral e por incrível que pareça são poucos os veganos que encomendam. "Dia desses fui a uma festa, levei uma torta e a maioria dos convidados comeu. A minha acabou primeiro que as demais, que eram normais. Isso mostra que, além de não perceberem a diferença, é mais gostoso", compara.

A redação do Lado B provou e aprovou. A massa do bolo é macia como estar mordendo um pedacinho do céu e o recheio também é puro chocolate. "Além de me trazer o benefício da saúde, me trouxe a consciência tranquila, porque eu estou deixando o planeta melhor", resume Roseni.

Por enquanto, a Chocolatíssimo trabalha com os seguintes sabores: torta mousse de chocolate e morango, torta ganache de chocolate e chantilly, torta creme de chocolate e beijinho, torta creme de chocolate e beijinho de maracujá, torta creme de chocolate e nozes e torta creme de chocolate e amêndoas caramelizadas. Todas custam R$ 49,00 o quilo.

O contato para encomendas são os telefones: 9225-7790, 8157-5317 e 9946-3787. A Chocolatíssimo também está no Facebook na Fan Page: https://www.facebook.com/chocolatissimo.tortas.

Nos siga no Google Notícias