A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

19/03/2016 07:34

Para entrar no clima, a gente ensina a preparar uma Colomba Pascal

Naiane Mesquita
Colomba Pascal pode ser decorada com chocolate, fazendo flores ou com um creme de limão e açúcar de confeiteiro (Foto: Fernando Antunes)Colomba Pascal pode ser decorada com chocolate, fazendo flores ou com um creme de limão e açúcar de confeiteiro (Foto: Fernando Antunes)

O recheio mais popular é de chocolate, mas a Colomba Pascal italiana, assim como o Panetone, é feita com frutas cristalizadas. O pão é macio, adocicado, e na versão abrasileirada ganhou o queridinho ingrediente, que pode ser complementado com cerejas e trufas.

Veja Mais
Mistura de peruana com oriental, tendência para 2017 é cozinha que une 2 países
Cremosa e saborosa: aprenda a fazer Tilápia à moda da casa

A massa é dividida em três partes e colocada na forma especial da Colomba, depois deixe descansar e crescer por 20 minutos e asse (Foto: Fernando Antunes)A massa é dividida em três partes e colocada na forma especial da Colomba, depois deixe descansar e crescer por 20 minutos e asse (Foto: Fernando Antunes)

Quem ensina a receita para o Lado B é o confeiteiro José Carlos de Almeida Chaves, de 64 anos, que trabalha há duas décadas na Pão e Tal Conveniências. Para chegar a consistência ideal da Colomba, a massa precisa descansar em dois momentos. O primeiro seria com a farinha, o fermento e a água, acrescentada aos poucos. Após, uma hora e meia, coloque o restante dos ingredientes, amasse a massa e aguarde 20 minutos antes de assar.

“Esse tempo de descanso deixa a massa mais leve e macia. É importante respeitar. Em média, usamos 750 gramas de água, mas a pessoa tem que sentir a massa, pode ser que vá mais ou menos, de acordo com a farinha”, afirma José.

No recheio é possível colocar gotas de chocolate ou trufas. Para decorar, uma opção é o suco de limão com açúcar de confeiteiro. “Corte dois limões, acrescente o açúcar de confeiteiro até ficar uma pasta branca e jogue por cima com a colomba ainda quente”, indica.

Confira a receita completa:

Ingredientes:

1,5 kg de farinha de trigo
250 gramas de fermento biológico
10 gramas de sal

Massa:

Ingredientes:
500 gramas de açúcar
8 ovos
375 gramas de água
25 gramas de melhorador
750 gramas de gotas de chocolate
500 gramas de essência de baunilha
250 gramas de margarina
50 gramas de chocolate em pó
50 gramas de essência de panetone
1 kg de trigo

Modo de Fazer:
Misture a farinha,o fermento e o sal com um pouco de água e misture a massa com as mãos. Deixe descansar por 1h30. Em seguida, misture os demais ingredientes e coloque na forma especial de Colomba. Espere 20 minutos e asse.

Dica: O melhorador pode ser encontrado na Casa do Panificador.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.