A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

08/06/2016 06:20

Para mostrar que sopa não é mistureba, curso ensina a fazer clássicos do inverno

Naiane Mesquita
Creme de cambotiã com ervas, gengibre e amêndoas (Foto: Alcides Neto)Creme de cambotiã com ervas, gengibre e amêndoas (Foto: Alcides Neto)

No frio, todos os pensamentos se voltam para comidas quentes, como sopas e caldos. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é só colocar tudo dentro da panela e esperar cozinhar. Dependendo dos ingredientes, as sopas podem perder o gosto ou ficar muito calóricas e isso dificulta no emagrecimento, em uma época propícia justamente a isso.

Veja Mais
Bar serve comida alemã e cliente ainda pode conhecer fábrica de cerveja
Mistura de peruana com oriental, tendência para 2017 é cozinha que une 2 países

“As pessoas deveriam aproveitar esse momento em que o corpo humano gasta mais calorias para beneficiar o processo de emagrecimento. Os ingredientes que são usados nas sopas e nos caldos definem muito se ela vai ser calórica”, afirma a nutricionista Tatiane Passarin, do Sesc Campo Grande.

Durante a oficina de culinária realizada na noite de ontem, Tatiane ensinou o preparo de várias sopas que levam ingredientes tradicionais, como a abóbora cambotiã e que são cheias de vitaminas e fibras, além de pouca gordura. “A abóbora é uma fonte de vitamina A e betacaroteno, nutrientes essenciais para a saúde do corpo. A semente também pode ser assada e servida como um petisco saboroso e nutritivo”, aponta.

Tatiane conta que as sopas foram criadas na antiguidade e podem ser definidas como claras, no caso da sopa de legumes, e espessas, como as feitas com ossobucos. Os pratos ainda tem a opção de serem incrementados com cremes de leite e queijos.

Confira duas receitas ótimas para o inverno, um caldo de legumes tradicional e leve e um creme de abóbora cambotiã:

Para a sopa de legumes, o ideal é refogar o frango e os outros ingredientes (Foto: Alcides Neto)Para a sopa de legumes, o ideal é refogar o frango e os outros ingredientes (Foto: Alcides Neto)

Creme de cambotiã com ervas, gengibre e amêndoas

Ingredientes:
500 gramas de abóbora cambotiã
1 colher de sobremesa de alecrim in natura ou desidratado
1 colher de chá de manjerona in natura ou desidratada
1 colher de sobremesa de salsinha
1 colher de chá de gengibre
2 colheres de amêndoas torradas em lascas
1 colher de sobremesa de manteiga
½ cebola média picada
sal a gosto
1 fio de azeite 

Modo de preparo:
Higienizar a abóbora, retirar as sementes e cortar em cubos médios. Temperar com azeite, sal e ervas. Levar ao forno pré-aquecido até que os pedaços estejam macios. Caso o forno tenha a opção de dourador, utilizar essa opção nos últimos cinco minutos do processo. Em uma panela dourar a cebola na manteiga e reservar. Depois de assada, colocar a abóbora no liquidificador ou processador e bater com o gengibre e a cebola refogada. Despeje a mistura em uma panela apenas para aquecer. Porcione individualmente e decore com amêndoas e salsinha.

Dica: Se preferir, cozinhe a abóbora ao invés de assar e adicione as ervas na água do cozimento.

Sopa leve de frango com legumes

Ingredientes:
400 gramas de carne de frango (peito) em cubos pequenos
1 cenoura média cortada em rodelas (pode ser com a casca)
1 maço de couve-flor
1 maço de brócolis
1 pacote (500 g) de macarrão (fusili ou penne) integral
sal a gosto
1 colher de sopa de salsão
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho picados
½ xícara de chá de azeite (pode ser substituído pelo óleo de coco, mas o sabor é alterado)

Modo de fazer:

Higienizar os vegetais, cortar e reservar. Em uma panela de pressão, refogar a cebola, o alho e o salsão no azeite. Acrescentar o frango em cubos e refogar até que fiquem com a coloração dourada. Acrescentar os vegetais, mexendo bem. Adicionar o macarrão e posteriormente a àgua em quantidade suficiente para cobrir os alimentos. Acrescentar o sal, tampar a panela deixando na pressão por cerca de 20 minutos. No momento de servir adicionar a salsinha picada e o queijo branco ralado.

Dica: Fatias de pão italiano acompanham muito bem essa preparação.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.