ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Receita simples para quem mora sozinho e faz o jejum da Sexta da Paixão

Evelise Couto | 25/03/2016 07:45
Torta de liquidificador. (Foto: Pinterest.com)
Torta de liquidificador. (Foto: Pinterest.com)

Tem gente que sai de casa, vai para longe da família, mas a família nunca sai da pessoa. Assim como alguns hábitos acabam acompanhando a gente, mesmo sem a disciplina de uma mãe te dizendo o que deve ou não ser feito.

Na Semana Santa, muito embora eu seja uma cristã de segunda linha, eu tento manter alguns costumes que aprendi com minha mãe.

Em casa, o jejum começava cedo. Logo na quarta-feira, nada de carne vermelha. Eram então 3 dias comendo um prato que, mesmo enjoadinha como eu era e ainda sou, teria de comer: peixe.

Mas eu tinha sim uma salvação, a amada latinha de atum em conserva!

Ela virava mistura com tudo, de sanduíche ao almoço.

Por isso, compartilho hoje com vocês uma receita que eu sempre faço na minha casa, quando chega a Semana Santa: torta de atum no liquidificador.

Anota aí!

Você irá precisar de:

2 xícaras de farinha de trigo
3 ovos inteiros
2 xícaras de leite
1/2 xícara de óleo
50 gramas de queijo ralado
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 latinha de seleta de legumes
1 latinha de atum em conserva (tire toda a água ou o óleo que vem junto)

Como fazer?

Coloque TODOS os ingredientes MENOS a seleta de legumes e o atum no liquidificador e bata até a massa tornar-se fina e homogênea.

Quando a massa estiver pronta, misture a seleta de legumes e o atum à massa. Não se esqueça de escorrer a água e o óleo de ambos, porque senão sua massa vai desandar. Essa receita é super versátil, e se você não curte atum, pode adicionar outros ingredientes, como frango desfiado, tomate picado, cheiro verde, presunto em cubinhos, enfim, dá pra usar a criatividade.

Nesse meio tempo, acenda o forno para pre-aquecer, mais ou menos em 180-200 graus.

Unte uma assadeira média com um pouco de óleo ou margarina e polvilhe com farinha, cobrindo tudo, assim você evita que a massa grude após assada. Despeje a massa e ponha para assar. Se preferir, jogue um pouco de queijo ralado em cima.

30 ou 35 minutos são suficientes ou até você perceber que a torta está douradinha. Se a torta não crescer muito, não se preocupe, é assim mesmo. Se você achar a receita muito grande, pode fazer apenas meia, basta diminuir todos os ingredientes pela metade do que é pedido da receita original.
Agora é só servir! Bom apetite!

Você encontra mais receitinhas fáceis como essa no blog Casa de Um.

* Evelise Couto é jornalista, colaboradora do Lado B e autora do blog Casa de Um com dicas e experiências para quem mora sozinho.

Nos siga no Google Notícias