A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

19/05/2014 06:35

Rica em vitaminas, beterraba pode cair bem com chocolate em bolo

Paula Maciulevicius
Rico em vitaminas e sais minerais, receita foi adaptada pela nutricionista Fernanda Silva. Rico em vitaminas e sais minerais, receita foi adaptada pela nutricionista Fernanda Silva.

A receita começa com ovos, farinha de trigo, margarina, açúcar, chocolate, fermento. Até aí, dá a entender que do forno sairá um bolo de chocolate dos tradicionais, mas um ingrediente entra com a missão de deixar o lanche mais saudável. A adaptação da nutricionista Fernanda de Sousa e Silva, coloca beterraba para compor o prato.

Veja Mais
Aproveitando época da guavira, chef ensina petit gâteou e brownie da fruta
Hamburgueria K Burguer traz deliciosas novidades

Rica em vitaminas e sais minerais, uma das principais aliadas no combate à anemia entra em cena para deixar mais nutritivo o bolo de chocolate. A ideia foi testada e aprovada pelas crianças assistidas na Omep (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar), em Campo Grande.

Quando se fala em alimentação infantil, a nutricionista afirma que o essencial é oferecer aos pequenos um cardápio com baixos teores de açúcar, sal e gordura de boa qualidade. “Se fizermos uma pesquisa para verificar a lancheira das crianças, iremos encontrar biscoito recheado, batata frita, bisnaguinha. Educar a criança nutricionalmente dá trabalho”, afirma.

Receita usa duas beterrabas médias descascadas e picadas, além de ovo, farinha, margarina e chocolate. Receita usa duas beterrabas médias descascadas e picadas, além de ovo, farinha, margarina e chocolate.

Como sugestão, Fernanda ensina uma receita nutritiva de um bolo de beterraba. O alimento tem bastante concentração de vitamina A, C e do Complexo B, além de ser fonte de potássio, o fosforo e ferro. “É uma forma fácil de fazer a criança consumir beterraba”. Anote os ingredientes e acompanhe a receita:

Ingredientes
2 Unidade(s) beterrabas médias descascadas e picadas
3 Unidade(s) ovos
2 Xícara(s) farinha de trigo
1/2 Xícara(s) amido de milho
1/2 Xícara(s) margarina
1/2 Xícara(s) açúcar
3 Colher(es) de sopa chocolate em pó
1 Colher(es) de sopa fermento em pó
1/2 Xícara(s) açúcar
6 Colher(es) de sopa chocolate em pó
6 Colher(es) de sopa leite
À gosto margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C), unte e enfarinhe uma assadeira média (33 x 23 cm) e reserve.
Bata no liquidificador as beterrabas e os ovos até obter uma mistura homogênea. Coloque em uma tigela e acrescente a farinha, o amido de milho, a margarina, o açúcar, o chocolate em pó e o fermento. Misture até que a massa fique homogênea. Coloque na assadeira reservada e leve ao forno por 30 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.

Para a cobertura, misture açúcar, chocolate e o leite em uma panela pequena. Leve ao fogo médio por 2 minutos ou até começar a desgrudar da panela, mexendo sempre. Espalhe sobre o bolo ainda quente. Sirva em seguida.

Bolo de chocolate leva beterraba como ingrediente principal. (Fotos: Assessoria/Omep) Bolo de chocolate leva beterraba como ingrediente principal. (Fotos: Assessoria/Omep)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.