A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

30/12/2015 06:34

Risoto com romã e caipirinha de uva são receitas para dar sorte no Réveillon

Naiane Mesquita
Risoto de romã com salmão é uma pedida leve para o réveillon (Foto: Gerson Walber)Risoto de romã com salmão é uma pedida leve para o réveillon (Foto: Gerson Walber)

Algumas tradições são tão antigas que nem sabemos ao certo a sua origem. Uma delas é o hábito de comer romã na passagem de ano e guardar as sementes na carteira. Esse simples ato seria o responsável por trazer “fortuna” nos próximos meses.

Veja Mais
Hamburgueria K Burguer traz deliciosas novidades
Com kibe cru, sushi árabe tem recheios tradicionais e coalhada ao invés de shoyu

O chef André Nardo, do restaurante Divino Prato, gosta de seguir as superstições de réveillon e ensina aos leitores do Lado B, o risoto de salmão com semente de romã.

Com um sabor curioso e delicado, o prato é uma ótima pedida para jantares mais íntimos e sofisticados, mas combina também se você deseja impressionar a família. A romã é um pouco “azedinha”, mas alguns truques burlam essa qualidade da fruta. Para ajudar, o salmão deixa o prato mais leve para a meia-noite.

Para acompanhar a virada, André prepara também uma caipirinha de uva, com outra iguaria que não pode faltar para os supersticiosos. Na dúvida com quantas comer para conseguir a querida sorte, faça várias caipirinhas. Uma dica é que caso as uvas estejam docinhas não há necessidade de acrescentar açúcar e a vodca pode ser substituídas por saquê.

Caipirinha de uva com alecrim (Foto: Gerson Walber)Caipirinha de uva com alecrim (Foto: Gerson Walber)

Risoto de Romã com Salmão

Ingredientes:

500 ml de caldo de legumes
300 gramas de salmão em cubo
200 gramas de arroz arbóreo
meia romã, apenas as sementes
meio maço de rúcula
50 ml de vinho branco
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
50 gramas de cebola

Modo de Preparo:

Refogue a cebola, acrescente o arroz arbóreo e o vinho branco. Deixe secar. Acrescente o caldo de legumes aos poucos até o arroz ficar cozido. Em outra panela, refogue os cubos de salmão, a rúcula e as sementes de romã. Acrescente o risoto e finalize.

Dicas:

Não deixe as sementes cozinharem no fogo, logo em seguida, despeje o arroz e finalize. Se deixar refogar, as sementes podem “estourar” e perder o sabor desejado. Caso a romã esteja muito cítrica, uma opção é corrigir o sabor com mel, na finalização. Na receita foi usada uma romã grande californiana. Já as brasileiras são menores, ou seja, podem ser usadas duas pequenas.

Rendimento: 2 pessoas

 

Corte o alecrim com uva niágara (Foto: Gerson Walber)Corte o alecrim com uva niágara (Foto: Gerson Walber)
Amasse as uvas com uma colher de açúcar (Foto: Gerson Walber)Amasse as uvas com uma colher de açúcar (Foto: Gerson Walber)
Em seguida acrescente gelo até cobrir o copo (Foto: Gerson Walber)Em seguida acrescente gelo até cobrir o copo (Foto: Gerson Walber)
Complete o restante com vodca (Foto: Gerson Walber)Complete o restante com vodca (Foto: Gerson Walber)

Caipirinha de uva com perfume de alecrim

Ingredientes:

Ramos de alecrim
Uva niágara verde e roxa a gosto
Gelo
vodca

Modo de preparo:

Coloque o alecrim picado, com as uvas e uma colher de sobremesa rasa de açúcar. Amasse tudo, como uma caipirinha convencional. Em seguida, acrescente o gelo e a vodca, que pode ser substituida por saquê.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.