ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Segredos da “churrascaria de posto” mais concorrida de Campo Grande

Ângela Kempfer | 16/07/2012 09:19
Luciano segura pedaço de cupim, antes de receber molho de pimenta.
Luciano segura pedaço de cupim, antes de receber molho de pimenta.

Do estereótipo de uma churrascaria de posto, a Figueira só tem a localização. Criada para atender caminhoneiros e motoristas que passam por Campo Grande, em dez anos o lugar foi ganhando fama.

O prédio simples na saída para Cuiabá foi reformado, passou de 90 para 210 lugares, e agora é um dos mais sofisticados da cidade, com fila de espera dos clientes aos finais de semana. São quase 400 almoços servidos só aos domingos.

O salão tem a arquitetura da moda, tijolos de demolição trazidos do Rio Grande do Sul. A letra manuscrita em um deles indica a data de produção: 18 de setembro de 1953.

Mas tudo isso é detalhe. O que atrai tanta gente é o cardápio. Na mesa de 4 metros, o pastelzinho de goiabada com queijo é uma das diferenças importantes na mistura com o churrasco.

“Colocamos um dia e todo mundo adorou. Então continuamos”, lembra o proprietário João Francisco Fornari Denardi.

Churrascaria foi ampliada e ganhou tijolos antigos, de 1953.
Churrascaria foi ampliada e ganhou tijolos antigos, de 1953.
Dentre as sobremesas, sagu feito com vinho gaúcho.
Dentre as sobremesas, sagu feito com vinho gaúcho.

A fórmula, diz ele, é o cuidado com os detalhes. Na parte de sobremesas, por exemplo, o sagu (típico doce gaúcho) é feito com vinho da colônia, sem adição de açúcar e é servido com um creme de baunilha, combinação também tradicional.

“É com vinho do Rio Grande do Sul e o próprio açúcar da uva é que adoça o sagu”, explica João Francisco.

Desde o início, um mix básico de carnes entra no espeto e, com a experiência, a relação de cortes e sabores começou a ser incrementada, com porco temperado em ervas, linguiça feita em casa com queijo e carneiro.

O churrasqueiro Luciano Severino gosta de inventar e recentemente criou o “Cupim Tropical”. Depois de cortar o cupim bem fino, ele coloca o carne para curtir por um dia, banhada em uma mistura de 1 litro de limão e 1 litro de água.

Já no espeto, a carne começa a assar e quase ao fim do processo o churrasqueiro pincela um molho feito com Pimenta Bico, maionese e azeite, tudo batido no liquidificador.

O cupim virou outra novidade a prender a clientela. Na Figueira, o rodízio custa R$ 34,90 nos dias de semana; e R$ 38,90 aos sábados e domingos. A churrascaria fica na avenida Coronel Antonino, 3514.

Nos siga no Google Notícias