A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

20/03/2013 08:00

Senhor de 85 anos vive de vender pelas ruas a "melhor paçoca do mundo"

Anny Malagolini
João em mais um dia de trabalho na Assembleia Legislativa. (Foto: Roberto Higa)João em mais um dia de trabalho na Assembleia Legislativa. (Foto: Roberto Higa)

A propaganda é simples, em um pedaço de papelão, mas o slogan é poderoso: “A melhor paçoca do mundo”. Um dos pontos de venda também é escolhido a dedo, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Veja Mais
Hamburgueria K Burguer traz deliciosas novidades
Com kibe cru, sushi árabe tem recheios tradicionais e coalhada ao invés de shoyu

Mesmo com a promessa audaciosa de sabor único, João Virgínio leva o que produz em um carrinho simples, de feira. O doce é feito em casa, cerca de 300 paçocas todos os dias.

O lugar também é simples. Os ingredientes vão se misturando em um cômodo, no fundo de casa, no Jardim Cerejeiras.
O cearense, de 85 anos, não tem preguiça, leva a vida há mais de 24 anos assim, vendendo a “melhor paçoca do mundo”.

Ele lembra que deu o título porque a paçoca que produz não é enjoativa, “nem muito doce, nem muito salgada, no ponto”, garante. Nascido em terra onde paçoca é uma mistura de farofa e carne seca, a receita mudou completamente quando passou a viver em Cuiabá.

O preparo tem amendoim torrado e moído por João mesmo, um cuidado para “ser diferente”. Tudo é batido no liquidificador e depois misturado ao “melado”, uma calda doce, com um pouco de sal. “Tem gente que mistura a paçoca na farinha, para render mais e ser mais barata, mas eu não economizo, o importante é ficar boa”.

Em alguns bares de Campo Grande, ou em secretarias do governo, João se tornou figura famosa, empurrando o carrinho de feira cheio de paçocas.

Entre os clientes há alguns deputados. Ele conta que chegou a ser proibido de vender na Assembleia, para não haver aglomeração de ambulantes no local. Mas insistente, todo começo de mês João está lá. “Quando “sai” o pagamento dos servidores, volto a circular pelo Parque dos Poderes, eu tenho muitos clientes”.

Como não tem carro, João vai de ônibus mesmo. A regra da casa é: voltar sem nenhuma paçoca, então, por vezes o senhor acaba retornando tarde, no horário do último coletivo do dia. Vida dura, mas que representa a única renda da família.

As paçocas são vendidas em uma caixinha, com 10 unidades do doce, por R$10,00. Mas ele também vende separadamente, a R$ 1,00 cada.

Casado há seis anos com a paraguaia Elizabeth Evangelista Godoy, 58 anos, a esposa também tratou de aprender como fazer o ganha pão. Hoje, ajuda no preparo, que leva pelo menos três horas.

Elizabeth conta que nunca teve hábito de comer paçoca, e hoje, mesmo com diabetes, não consegue controlar o vontade de comer o doce, "Quando vejo, já estou comendo".

João e a esposa, em casa simples do Jardim Cerejeiras.João e a esposa, em casa simples do Jardim Cerejeiras.



Adoro pacoça , por favor passe o endereço do seu ponto
 
Cleonice Lanzoni em 21/03/2013 20:41:22
Eu tbm já comi la na assembleia mesmo...É muito bom
 
Norma Gomes Chita em 21/03/2013 08:46:39
Se é boa essa paçoca,onde encontramos seu Joao para comprar,um telefone,ou um local...quero experimentar essa paçoca.....
 
CELIA ANDRADE em 21/03/2013 08:34:28
Deu água na boca.
 
Gilberto V Alves em 20/03/2013 20:38:31
Nossa,lembro dele,quando passava na rua Ceará,eu comprava todas as vezes que o via,cadê o seu João gente??A paçoca é mesmo uma delícia,até hoje não vi igual...
 
Thaysa Andrade em 20/03/2013 20:29:54
Esse casal lembra meus pais que com humildade e muito trabalho criou os filhos com amor e dedicação, tendo nos ensinado a lutar, respeitar o próximo e reverenciar a Deus. Essa é uma matéria das mais comoventes que li nos últimos dias. Que o "Seu João" continue a vender milhares de paçocas para deleite de sua vasta e fiel clientela e alegria de sua esposa e familiares.
 
oscar mendes em 20/03/2013 20:24:44
Orgulho da familia... meu vozinho...ele é um exemplo p nós netos...amoooooooooo
 
Juliana Gonçalves da Silva em 20/03/2013 19:48:29
Com certeza é a melhor mesma,compro sempre que o encontro isso já faz pelo menos 10 anos.Ele é muito especial,que Deus de mais saúde e força para que ele continue adoçando nossas vidas.
 
Patricia Lima em 20/03/2013 19:20:22
Orgulho de ser meu avô, que Deus te abençoe sempre
 
jocilene lopes em 20/03/2013 19:10:43
Cara eu lembro que quando trabalhava na tecmac ele passava la toda semana, sempre comprava 1 caixinha ou rachava com a turma.

Depois que eu sai de la nunca mais achei ele para voltar a comprar...

é muito boa mesmo...
Quem o encontrar, recomendo comprar sempra.
 
Guilherme Kivel em 20/03/2013 16:36:35
Não experimentei, mas já me deu agua na boca, vou correndo lá comprar, imagino que seja uma delicia. Taí mais uma doce tradicional de nossa terra que deve ser preservado, reconhecido e valorizado. Assim como nossa coxinha de massa de mandioca, sopa paraguaia, chipa, saltenha e os pastéis saborosos que só tem aqui em nossa terra.
 
Carlos Lamarca em 20/03/2013 16:31:01
Fantastica a materia de fato um exemplo a ser seguido e com certeza a melhor paçoca que já comi, gente comprem paçoca do seu Joao
 
susy silva em 20/03/2013 15:48:29
Muito bom mesmo, já provei. Parabéns Seu João, exemplo com 85 anos trabalhando duro, enquanto muitos só pensam em roubar dar golpes.
 
Rosalino Duarte em 20/03/2013 10:15:19
Realmente é a melhor que já provei. Parabéns, Deus o abençoe...
 
Afonso Apenna em 20/03/2013 09:09:40
"Paçoquinha da boa!" hahaha...
 
Eder Mattos em 20/03/2013 08:41:13
Gente a paçoca deste Sr realmente é uma delicia, ele é uma graça,que DEUS continue abençoa-los sempre. Parabens por esta materia.
 
Danielle Vieira em 20/03/2013 08:32:26
Exemplo com 85 anos trabalhando e muitos com 18 anos ou menos roubando e dando golpe.
 
Messias Neves em 20/03/2013 08:26:58
Que Deus abençoe eles por muitos anos com saúde.
 
luiz alves em 20/03/2013 08:25:21
Se é a melhor do mundo não sei, mais ainda não provei melhor! Essa Paçoca é realmente muito boa.
 
Rafael de A. Silva em 20/03/2013 08:20:24
imagem transparente

Compartilhe

Classificados