A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

18/12/2015 08:48

Truck tem churrasco texano defumado, que leva até 12 horas pra ficar pronto

Adriano Fernandes
As carnes do Churrasco Texano, levam de 4 a 12 horas para ficarem prontas.(Foto: Gerson Walber)As carnes do Churrasco Texano, levam de 4 a 12 horas para ficarem prontas.(Foto: Gerson Walber)

De Cuiabá, o cozinheiro Thiago Suiço trouxe na carroceria a churrasqueira, para mostrar como se prepara o legítimo churrasco texano. O sucesso que começou no YouTube fez com que ele quisesse sair por ai, preparando os churrascos que levam até 12 horas para ficar pronto.

Veja Mais
Manga Park comemora 1 ano com descontos, música ao vivo e atrações para crianças
Bar serve comida alemã e cliente ainda pode conhecer fábrica de cerveja

O “Barba, Grelha e Bigode” é nome curioso do canal criado por ele, com postagens do preparo de churrascos que, literalmente, só de assistir, já dão água na boca. “Eu tenho barba e bigode e sou eu quem asso as carnes. Na grelha e não no espeto”, explica. 

Thiago, que também é fotógrafo de alimentos, explica que um dos principais diferencias do churrasco texano é justamente a forma de preparo. A carne primeiro é defumada e em seguida, assada na grelha lentamente, apenas com o vapor da lenha.

Thiago começou a fazer sucesso no Youtube. (Foto: Gerson Walber)Thiago começou a fazer sucesso no Youtube. (Foto: Gerson Walber)
O processo passa primeiro pela defumação da carne.(Foto: Gerson Walber)O processo passa primeiro pela defumação da carne.(Foto: Gerson Walber)

“A fumaça retém a gordura da carne. Gordura essa que hidrata ela, dando aquele aspecto suculento, macio e bem assado”, conta. Mas o processo é lento e começa desde a escolha das carnes certas, até a churrasqueira.

A que ele usa é a do tipo “Barbecue Pit" ou apenas "BBQ-Pit", que segundo Thiago, é raríssima. Igual a dele só há outras duas no País. Em formato cilíndrico, toda a estrutura da churrasqueira é pensada para suportar altas temperaturas e grandes quantidades de carnes.

“Eu mesmo trabalhei no projeto e na montagem da minha. A grelhas não permitem o contato direto da carne com as chamas e assam apenas com o ar quente que circula no cilindro”, explica. 

A capacidade é de até 200 quilos de carne e a preferência são para os cortes menos nobres.

Os três amigos são cozinheiros profissionais.(Foto: Gerson Walber)Os três amigos são cozinheiros profissionais.(Foto: Gerson Walber)

“Costelas, tanto bovinas quanto suínas, pernil, peito, acém, pois são cortes mais duros, que ressecam menos e suportam o longo processo de cozimento”, diz. O brisket, por exemplo, nada mais é do que o peito bovino e leva 12 horas para ficar pronto. Cortes suínos, como costelas e linguiça, demoram em média 4 horas.

A iniciativa de sair da rede social e produzir o churrasco em feiras e eventos, ele comenta que foi graças ao apelo dos seguidores.

“Os internautas sempre se queixavam que não tinham paciência de esperar todo esse tempo e que não sabiam aonde encontrar as carnes já prontas. Foi quando eu adaptei um reboque e criei essa espécie de food truck ”, lembra.

O “Barba, Grelha e Bigode” existe desde janeiro deste ano, tem mais 1.500 inscritos e acumula quase 29.200 visualizações. Há pelo menos quatro meses, o cozinheiro se uniu aos amigos Bruno Kimura e Juliano Oliveira, na nova empreitada, a “seis rodas”.

Dedicação e paciência para todo processo, o cozinheiro garante que tem de sobra. “Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, são estados referência em produção de carnes, mas onde as pessoas só tem conhecimento do churrasco tradicional. Nós queremos mostrar outra cultura do consumo e do preparo do churrasco”, conclui.

Os churrasqueiros do “Barba, Grelha e Bigode” ficam em Campo Grande somente até o próximo domingo, no Nômade Food Park. No cardápio, há porções que vão desde a costelinha suína com barbecue, até o cupim e linguiça defumadas.

Os pratos tem batatas cozidas e picles de acompanhamentos. Maiores informações pela pagina “Barba, Grelha e Bigode”, ou conferindo os preparos pelo Instagram e YouTube. 

Curta a página do Lado B no Facebook.

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.