A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016


  • Marketing Pessoal
  • Marketing Pessoal

    com Glauber Halt - Professor FGV /Coaching


19/03/2014 08:00

Autoconhecimento é fator crucial para um bom marketing pessoal

(*) Glauber Halt Cabral

O autoconhecimento: Esta é a primeira lição: conhece-te a ti mesmo, ensina a máxima grega. O autoconhecimento permite que a pessoa defina os seus limites, tome consciência de seus potenciais, possa partir para definir seu modelo de vida. Sun Tzu, filósofo e general, em um notável documento escrito há mais de 2500 anos, cunhou este pensamento: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. O autoconhecimento é a pedra sobre a qual se constrói a identidade. E a identidade é a marca de diferenciação da pessoa.

Veja Mais
Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Afinal, o que é proatividade?

Definir metas e objetivos: O estabelecimento de metas e objetivos começa pela definição do ponto ao qual a pessoa quer chegar. Significa decidir-se por uma posição, um posto, uma profissão, um cargo, um caminho. Quando metas e objetivos não ficam claros, as pessoas tendem a cair no vazio das indecisões, arrefecendo o ânimo e amortecendo a vontade. Quando se sabe para onde ir, o passo faz avançar o corpo, não se arrasta. Se a pessoa tem vários objetivos, conta, no mínimo, com a possibilidade de alcançar um deles, sendo até possível atingir vários, ao mesmo tempo. O importante é escolher uma trajetória de ação e, dentro dela, selecionar alternativas diferenciadas, E, atenção não se deixar influenciar por pessoas negativas, que desacreditam em seus potenciais. A propósito, uma historinha de sapos é muito ilustrativa: os sapinhos tinham de subir um morro muito alto. A multidão vibrava com a escalada dos sapinhos, mais torcendo para despencarem do que pelo sucesso da empreitada. “Aquele vai cair, aquele outro, também.” E assim, de um em um, os sapinhos, cansados, iam despencando sob os apupos da galera. Menos um. E a multidão continuava a torcer contra. Os sapinhos desistiam. E caíam. Menos um. Que chegou até o cume do morro. Correram para saber c Omo ele conseguira. Tiveram uma grande surpresa: o sapinho vencedor era surdo. Moral: seja surdo aos apelos negativos. Vá em frente. Você poderá vencer.

Guiar-se por um conjunto de valores: Há alguns valores que conferem grandeza ao caráter. E uma pessoa de caráter angaria respeito e credibilidade. Há valores que não se impõem, nascem com as pessoas, constituem herança genética e cultural. Outros podem ser desenvolvidos e aperfeiçoados. Lembramos, por exemplo, a coragem e, mais que isso, a audácia. O audacioso pode conseguir o milagre de Maomé. Como se sabe, Maomé levou o povo a acreditar que poderia atrair uma montanha. Do cume, faria preces a favor dos observadores da lei. O povo reuniu-se, Maomé chamou pela montanha, várias vezes, e como a montanha ficasse quieta, não se deu por vencido. Proclamou: “Se a montanha não quer vir ter com Maomé, Maomé irá ter com a montanha”. É preciso ter audácia para reparar os feitos, corrigir caminhos. A coragem não é a ausência do medo, mas a capacidade de enfrentá-lo e superá-lo. É preciso praticar a humildade, que não significa humilhação, mas a capacidade de reconhecer as fraquezas pessoais. A humildade ensina a lição dos clássicos, é a virtude do homem que sabe não ser Deus. Para o filósofo alemão G. E. Lesing, “todos os grandes homens são modestos”. Não se pode esquecer a coerência, que imprime retidão à história do homem e preserva a homogeneidade de seu pensamento. A generosidade, por sua vez, coloca os homens no cordão da solidariedade. O homem generoso não é prisioneiro de seus afetos, é senhor de si. Desenvolver a paciência também é um desafio do marketing pessoal. A paciência, dizia G. Leopardi, poeta italiano, “é a mais heróica das virtudes, justamente por não ter nenhuma aparência heróica”. E, nesse campo de valores, não se pode deixar de lado a preocupação em procurar defender a preservar a verdade. A verdade acaba prevalecendo sobre a mentira.

(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Trabalhar é uma de nossas principais atividades, pois exige de nós um importante investimento de energia e tempo para sua realização. Seja motivado p...
Afinal, o que é proatividade?
Trata-se de um dos conceitos mais confundidos no mundo corporativo. Tornou-se um jargão, uma palavra utilizada a todo o momento e, na imensa maioria ...
O que é preciso para ser um bom Vendedor (a), um Vendedor de Sucesso?
Muita gente me pergunta: “o que é preciso para ser um bom vendedor, um vendedor de sucesso?” Nesses tantos anos em que trabalho com vendedores já ouv...
Como pedir um aumento de salário de maneira madura e eficiente
O novo ano está aí e sabemos que você deve estar com muitos planos e expectativas. Seguramente uma delas é ganhar mais dinheiro. Você tem algumas opç...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions