A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016


  • Marketing Pessoal
  • Marketing Pessoal

    com Glauber Halt - Professor FGV /Coaching


28/02/2014 08:00

Como procurar emprego estando empregado

(*) Glauber Halt Cabral

Existem muitos profissionais que se desmotivam e começam e buscar outra colocação estando trabalhando e como realizar uma seleção em outra empresa quando já tenho um trabalho fixo? Devo contar que estou procurando outra oportunidade para o meu chefe atual? E quando eu for realizar uma entrevista nesta outra empresa, devo dizer que fui ao médico? Vai do seu caráter, mentira tem perna curta!

Veja Mais
Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Afinal, o que é proatividade?

Caso você já esteja empregado atualmente e queira procurar outro emprego, a principal atitude que você deverá tomar é que este processo não atrapalhe o seu emprego atual.

Deixo abaixo 6 dicas que irão lhe auxiliar sobre como procurar uma outra oportunidade de trabalho de maneira correta, sem deixar transparecer isto para a sua atual empresa.

Considere oportunidades internas na empresa atual.

Caso você queira crescer profissionalmente, acredito que o primeiro passo é a procura em oportunidades internas na sua própria empresa. Isto não irá lhe atrapalhar de maneira alguma na sua atual função, pois você estará somente demonstrando o seu desejo em crescer e formar uma carreira de sucesso dentro desta companhia. Creio que este sempre deverá ser o primeiro passo a realizar caso você não esteja feliz com o seu trabalho ou queira crescer profissionalmente. Lembre-se que nada melhor do que a sua própria empresa, que já lhe conhece, para lhe dar novas oportunidades. Por outro lado, as vezes não estamos felizes não só com o nosso trabalho atual, como também com a empresa como um todo. Caso você tenha problemas com a companhia por completo, acredito que esta opção não irá ser o melhor caminho para você. :) Converse com o seu gerente para saber se existem oportunidades internas que se enquadre com o seu perfil.

Mantenha esta informação somente para você.

Por mais feliz que você esteja com esta nova possibilidade de melhorar a sua carreira profissionalmente, não deixe nenhum colega do seu trabalho atual saber do seu desejo de trocar de emprego. Mesmo aquele colega que você considera como amigo. As paredes das empresas escutam coisas que você nem imagina, e a possibilidade desta informação chegar aos ouvidos do seu chefe é bem alta. E se isto chegar antes de você conseguir outro emprego posso lhe garantir que o seu momento na sua empresa atual irá ficar bem pior. Para que correr o risco desta informação chegar ao seu chefe? Não acha melhor guardar esta informação somente para você para que este risco não exista?

Realize o processo de seleção no seu horário livre.

Você não deverá procurar outra oportunidade de trabalho durante o seu horário comercial na sua atual empresa! O primeiro ponto é que isto não é justo para a pessoa que lhe contratou, que está lhe pagando para você realizar as suas obrigações e não ficar navegando na internet procurando outro trabalho. Outro fator bem interessante é que será muito fácil de você ser pego caso você realize isto. Muitas empresas realizam auditorias para saber quem são os funcionários que acessam sites de seleção de vagas, como catho, e enviam estas informações para os líderes destes funcionários. Voltamos então ao ponto anterior, onde o seu chefe irá ficar bastante chateado de você procurar novas oportunidades de trabalho quando já possui emprego e o pior, durante o seu expediente.

Não utilize nenhum material da sua empresa atual nesta seleção.

Por exemplo, não imprima o seu currículo no seu trabalho atual para levar para uma seleção ou, por exemplo, não utilize o seu email coorporativo para enviar currículos e sim um email pessoal, como um hotmail ou gmail. Realizar estas ações na sua empresa é algo que não é ético e só irá facilitar que outras pessoas vejam que você realmente esta procurando outro trabalho.

Informe dados pessoais

Como falei no ponto anterior, não é ético enviar currículos através do seu email coorporativo. Adicionalmente, não informe para o seu futuro empregador, telefones da sua empresa atual com o seu ramal. Imagine que você está trabalhando as 3 da tarde de uma bela segunda-feira e o seu telefone de trabalho toca e alguém do RH de outra empresa deseja realizar uma rápida entrevista com você… como você acha que irá se comportar em ter vários colegas de trabalho ao lado enquanto você realiza uma entrevista para outra oportunidade de trabalho? Vale lembrar que toda a sua comunicação com o seu novo empregador deverá ser feita fora do seu horário de trabalho, ou durante o seu período de pausa, como o horário do almoço, por exemplo.

Envie o seu currículo com cuidado.

Quando você for disponibilizar o seu currículo via internet, tome muito cuidado sobre aonde você irá postá-lo ou aonde cadastrar esta informação. Até por que, você não vai querer fazer seleção para uma nova vaga de trabalho na sua própria empresa, enviando currículo para isso. Muitas ferramentas e sites de buscas de trabalho permitem que você omita o seu nome e o nome da empresa que você trabalha atualmente. Outra função interessante é a de não permitir que você envie currículos para a sua empresa atual. Estude bem a possibilidade de utilizar esses filtros durante o seu processo de busca por outra oportunidade.

Esteja preparado para ser descoberto.

Mesmo que você mantenha todo o cuidado para que os seus colegas não saibam que você está procurando por outra oportunidade de trabalho, sempre haverá uma chance de eles descobrirem o seu desejo de abandonar o barco atual. A pessoa que está lhe entrevistando em outra empresa poderá pertencer ao mesmo ciclo de amizades do seu atual gerente, por exemplo, e deixará saber que você está procurando deixar a sua empresa atual. Portanto, esteja preparado para que isto aconteça e já esteja com a explicação na ponta da língua sobre o porquê de você está procurando outro emprego. Uma maneira de diminuir este problema é a de entrar em contato diretamente com a pessoa de RH da futura empresa, que já está acostumada a tratar problemas desta natureza e irá manter o seu processo de seleção sob total sigilo.

(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

Qual o Significado do Trabalho em Minha vida?
Trabalhar é uma de nossas principais atividades, pois exige de nós um importante investimento de energia e tempo para sua realização. Seja motivado p...
Afinal, o que é proatividade?
Trata-se de um dos conceitos mais confundidos no mundo corporativo. Tornou-se um jargão, uma palavra utilizada a todo o momento e, na imensa maioria ...
O que é preciso para ser um bom Vendedor (a), um Vendedor de Sucesso?
Muita gente me pergunta: “o que é preciso para ser um bom vendedor, um vendedor de sucesso?” Nesses tantos anos em que trabalho com vendedores já ouv...
Como pedir um aumento de salário de maneira madura e eficiente
O novo ano está aí e sabemos que você deve estar com muitos planos e expectativas. Seguramente uma delas é ganhar mais dinheiro. Você tem algumas opç...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions