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    com Glauber Halt - Professor FGV /Coaching


09/04/2014 08:39

Qual é o seu perfil?

(*) Glauber Halt Cabral

Você já notou que nas empresas parece haver "personagens" que as pessoas encarnam e que se repetem em praticamente todas as equipes? Isso acontece porque uma equipe é um sistema vivo, variável e fruto de sua própria interação e, da mesma forma, são os papeis desempenhados por quem coopera nela. Algumas pessoas assumem determinados papeis na empresa, mas na vida pessoal podem demonstrar um comportamento um pouco diferente, pois o grupo irá buscar seu equilíbrio e sobrevivência, influenciando cada participante para que desempenhe o que é esperado dele.
A seguir veremos alguns padrões de comportamento e os perfis de liderança na empresa.

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1-Perfeccionista
2-Prestativo
3-Bem-sucedido
4-Romântico
5-Observador
6-Questionador
7-Sonhador
8-Confrontador
9-Preservacionista

Esses tipos são observáveis e movem os indivíduos. É importante lembrar que não "somos" um tipo de padrão de comportamento, mas sim adotamos um, como mecanismo de defesa ou de organização funcional na família e na sociedade.

Confira abaixo alguns perfis profissionais, típicos de um ambiente corporativo. Entenda o que cada um significa e reflita sobre quais características têm mais a ver com você.

COMANDANTE OU DIRETIVO

Esses profissionais têm uma postura muito direta na equipe, buscando falar de resultados, recursos e verbas investidas, com bastante objetividade e agilidade, esperando de seus pares o mesmo "tempo de resposta" que eles imprimem. Evitam detalhes cansativos ou excesso de demonstrações afetivas no local de trabalho, afinal, estão ali para "produzir" e dar resultado, principalmente financeiro. Normalmente têm bastante iniciativa, sabem cobrar e não aceitam demoras nem desculpas.

Esse papel é conhecido como "Comandante" ou "Diretivo/Assertivo". Geralmente esse perfil destaca-se em cargos de gerência, direção, gestor de projetos, administrador de negócios e empreendedor.

DIPLOMATA OU AMIGÁVEL

Esse perfil dá tudo pelo grupo e fica até mais tarde ajudando as pessoas naquele dia de fechamento, para não "deixar os parceiros na mão". Sua necessidade - ao contrário do Controlador, que batalhará pelo resultado mesmo que "cabeças sejam cortadas" - é de pertencer, de fazer parte do grupo e ser querido por ele.

Para esse profissional, não ser convidado para a festinha de aniversário do filho do chefe é quase tão ruim quanto ser demitido, pois ele anseia pela confirmação do outro. O relacionamento vem sempre em primeiro lugar e essa pessoa evita os conflitos declarados. Às vezes, tem dificuldades de pedir ajuda e de ouvir críticas. Normalmente é previsível, sempre sutil na abordagem e procura defender os colegas. Destacam-se mais em cargos de RH, mediador de conflitos, negociador, áreas de suporte, cobrança, secretariado e coaches internos. Vemos nesse papel o tipo prestativo, questionador, quando se apoia no grupo para se defender ou preservacionista.

APRESENTADOR OU EXPRESSIVO

Um terceiro papel é daquele profissional entusiasmado, sonhador e inovador da equipe. Ele está sempre atrás de um novo projeto e é movido a novas ideias, pois necessita de novos estímulos que o motivem. Costuma ser carismático, cheio de energia e contagia a todos com a sua "última paixão". Gosta de vender ideias, projetos ou inovações na empresa. Pode ser criativo ou não (isso não é prerrogativa de um só papel), no entanto, vibra quando as pessoas se impressionam com suas apresentações, como se nunca tivessem visto coisa tão fantástica antes!

Vive bem com as surpresas e as mudanças, já que é intuitivo e empático. Fica entediado com trabalhos repetitivos e com muitos detalhes, normalmente cativando outra pessoa a quem possa delegar esse tipo de tarefa. Sente-se podado quando não pode se expressar livremente, mas quando tem a chance de se envolver com algo que o excite muda de humor rapidamente. São ótimos vendedores, profissionais de criação, marketing, inovação e novos negócios. Vemos mais pessoas desempenhando esse papel nos tipos romântico ou sonhador .

ANALÍTICO OU ESTRATEGISTA

Um quarto papel facilmente identificável é o do profissional muito exigente, perfeccionista, que pode passar bastante tempo envolvido com detalhes dos projetos, planilhas de planejamento ou balanços financeiros. É minucioso e capaz de ver falhas escondidas em microscópicos erros nas planilhas. Gosta de trabalhar com bastante foco e não quer ser interrompido, costumando ir até o fim de tudo que se compromete a fazer. Busca conhecer profundamente o que faz.

Na empresa pode ser taxado de antissocial ou introspectivo. É que ele quer fazer "o que é certo" ou "chegar à verdade" dos fatos. Ganha fama, porém, ao ser capaz de realizar tarefas com margem minúscula de erros (mas que ele mesmo identifica e quer consertar). Às vezes, peca por ser moroso ao querer abarcar tantos detalhes. Seu foco não é entregar correndo, já que ele não faz nada "de qualquer jeito". Buscam métodos, ordem e estrutura no que faz. Segue seu raciocínio lógico e corre riscos calculados. Destaca-se em cargos de planejamento, Business Intelligence, financeiros em geral, serviços bancários, controllers, analistas de crédito, de risco e auditores.
Vale lembrar que cada tipo tem o seu "motivador" básico, que irá diferenciar o que o move a agir de determinada forma. Pode ser a busca de segurança, de admiração, respeito ou ser querido por todos.

Nenhum papel é bom ou ruim e as equipes que têm os resultados mais ricos são as que mesclam várias combinações entre os tipos, usufruindo da melhor contribuição de cada um. Imaginem uma empresa só de "Apresentadores"? Ou uma só de "Analíticos"? O barco afundaria, provavelmente. A primeira coisa que um bom líder deve fazer, antes de definir o futuro de um projeto, é colocar as pessoas certas no barco. A partir da reunião de talentos diversificados, o líder será capaz de obter os melhores resultados e triunfar sobre os aspectos diferentes e complexos da gestão de um projeto.

(*) Glauber Halt Cabral– Sócio da www.escoladevendedores.com.br

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