ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

"Charmosa", sucuri vira atração em balneário e faz sucesso no Facebook

Vania Galceran | 17/01/2015 11:31

Nesse mês de férias, banhistas que visitavam o balneário Municipal em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, foram surpreendidos ao se depararem com uma cobra sucuri de aproximadamente quatro metros de comprimento. Os turistas, registraram as imagens em vídeo e divulgaram nas redes sociais, incluindo-se o Facebook.

Entre os comentários e postagens, a cobra foi chamada de "charmosa" e que se exibia sorrateiramente entre as árvores do rio Formoso.

Quem mora ou visita o município referência em eco-turismo no mundo, sabe que pode encontrar essas espécies nas regiões de visitação. O balneário municipal fica em uma área de várzea, alagada, habitat natural desses bichos. O balneário é gerido pela prefeitura municipal de Bonito.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício de Souza Maria, nesse trabalho são avaliadas as condições de estrutura, descarte do lixo e outros fatores que incluem a proteção do meio ambiente e das pessoas que visitam o lugar.

"O comportamento dos turistas em relação aos animais que tem seu habitat próximo ao balneário ou até mesmo dentro dele, é sempre de curiosidade, as vezes até de tocar no bicho. Nós alertamos para que isso não seja feito, apesar da cobra ser inofensiva, somos nós que estamos em seus habitat e não ela no nosso. O alerta é sempre para cuidado e prudência".

Diariamente os animais transitam pelo balneário e outras áreas de visitação, no município, eles percorrem o rio em busca de alimento . Fabrício afirma ainda que a sucuri é um animal muito territorialista, marca sua morada e em volta dela que busca suas principais fontes de energia, que são, capivaras, peixes e outros animais.

O secretário , que também é biólogo, deixou claro que a sucuri é um animal completamente inofensivo, não ataca, mas não gosta da presença humana, o que não significa que com isso ela vá atacar qualquer pessoa que esteja filmando, registrando sua presença valiosa na beira do rio.

A orientação repassada aos salva-vidas que trabalham no balneário municipal é que ao avistar um animal comunique imediatamente os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e os visitantes, para que não cheguem próximos e principalmente não toquem o animal.  O trabalho de monitoramento feito pelos animais é trimestral, onde o próprio secretário acompanha em visita técnica o balneário.

"Apesar de ser uma área aberta para banho, temos sempre um guia, que está ali pra orientar os turistas, se a cobra se sentir coagida, sim pode atacar, mas nem no balneário municipal e nem em outras áreas de visitação temos registros de ataque desse animal nos últimos anos", comentou o secretário de meio ambiente.

Sucuri saindo do rio Formoso. (Foto: Facebook/ Photo in Natura/ Daniel Granville)
Sucuri saindo do rio Formoso. (Foto: Facebook/ Photo in Natura/ Daniel Granville)
Nos siga no Google Notícias