ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

A partir deste sábado, operação pré-piracema tem início nos rios de MS

Anny Malagolini | 01/10/2016 10:56
Operação nos rios de MS começou hoje (Foto: Divulgação)
Operação nos rios de MS começou hoje (Foto: Divulgação)

A partir de hoje, 1º de outubro, tem início a operação pré-piracema da Polícia Militar Ambiental em Mato Grosso do Sul. A ação é para reforçar a fiscalização nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória por causa da proximidade do período de piracema, época em que vários cardumes já se encontram formados.

A operação pré-piracema envolverá 362 policiais, e ainda englobará a operação “Padroeira do Brasil” e “Dia de Finados”, que são realizadas todos os anos. A operação pré-piracema se estenderá até o dia 6 de novembro às 8h, permanecendo um dia depois do fechamento da pesca na Bacia do Rio Paraguai, que ocorrerá no dia 5 de novembro.

Neste ano a operação começou mais cedo, uma estratégia para prevenir e reprimir a pesca predatória. Tradicionalmente, a ação era realizada a partir do dia 25 de dezembro, mas desde 2013 tem sido antecipados para o dia 1 de outubro, em razão dos problemas encontrados nos últimos dois meses de pesca aberta em todos os anos (setembro e outubro).

No mês passado foram presos 21 pescadores com quase 1 tonelada de pescado ilegal Também foram autuados administrativamente 14 pescadores por falta de licença de pesca. Durante a operação do ano passado foram 57 autuados por crimes ambientais, sendo 26 por pesca ilegal. Foram aplicadas multas que atingiram R$ 771.780,00.

Nos siga no Google Notícias