ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Agesul abre licitação de obras para conter assoreamento do Taquari

Aline dos Santos | 17/01/2011 10:34
Taquari sofre com bancos de areia que mudam o curso das águas. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)
Taquari sofre com bancos de areia que mudam o curso das águas. (Foto: Marcelo Victor/Arquivo)

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimento) receberá no dia 21 de fevereiro as propostas da licitação que representa o primeiro passo para salvar o rio Taquari, personagem de um dos mais conhecidos desastre ambiental do Estado.

De acordo com Pedro Freitas de Oliveira, um dos coordenadores do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari), as primeiras ações estão orçadas em R$ 5,5 milhões.

Conforme o edital de licitação, publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, serão realizadas recuperação e adequação de estradas rurais, recuperação de áreas de preservação permanente, controle de erosão e construção de terraços na região do Alto Taquari.

O rio Taquari, que nasce no Mato Grosso, sofre com o assoreamento em Mato Grosso do Sul. O leito é alterado pela formação de bancos areias, resultantes da grande quantidade sedimentos. O processo de degradação foi acelerado pela pecuária.

As ações serão realizadas em sete municípios: Pedro Gomes, Coxim, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Rio Verde e Alcinópolis. “A pior situação está em Camapuã e Figueirão”, salienta o coordenador.

O projeto inclui a produção de mudas para recompor a vegetação às margens do rio. Além do viveiro de São Gabriel do Oeste, serão criados outro três: em Rio Verde, Coxim e Pedro Gomes.

Segundo Oliveira, os terraços em curva de nível são para evitar que a enxurrada leve ainda mais terra para o leito do rio. Com o terraço, a água será direcionada para outros pontos do terreno.

O Cointa também aguarda liberação de R$ 14 milhões por parte do Ministério Ambiental. Num cenário otimista, o objetivo é dar largada às ações para que o rio volte a ter seu leito normal dentro de sete anos.

Nos siga no Google Notícias