ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Águas Guariroba concorre a prêmio de sustentabilidade no valor de R$ 15 mil

Liana Feitosa | 30/07/2015 11:34
Programa "De Olho no Óleo" concorre na categoria institucional. (Foto: Divulgação / Águas Guariroba)
Programa "De Olho no Óleo" concorre na categoria institucional. (Foto: Divulgação / Águas Guariroba)

A concessionária Águas Guariroba é uma das nove finalistas do 1º Prêmio Sustentabilidade, iniciativa do Sindcon (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto).

O prêmio, voltado às concessionárias privadas de água e esgoto, busca soluções contra a crise hídrica e tem o objetivo de incentivar boas ideias para a melhor utilização de recursos naturais, tecnológicos, humanos e financeiros.

Os programas da Águas Guariroba que concorrem em duas categorias diferentes são “De Olho no Óleo” e “Sistema de Gestão Ambiental”. A empresa que ficar em primeiro lugar receberá cheque no valor de R$ 15 mil. Os segundo e terceiro colocados serão homenageados com o troféus.

A campanha educativa "De Olho no Óleo" foi implantada em Campo Grande para promover a conscientização na coleta seletiva de óleo vegetal. Um dos pontos fortes é o relacionamento com as escolas: turmas que se destacam na coleta ganham visitas à ETA (Estação de Tratamento de Água) Guariroba. O programa concorre na categoria institucional.

Já o "Sistema de Gestão Ambiental" foi escolhido na categoria Gestão. Ele foi implantado em 2014 pela concessionária para garantir atendimento às normas ambientais.

A empresa faz auditorias in loco para verificar se legislação e as licenças ambientais das unidades operacionais de água e de esgoto da Capital estão sendo atendidas. O processo alimenta o chamado Sistema CAL, que se tornou um modelo e a principal ferramenta para a gestão ambiental, melhorando o Índice de Desempenho Ambiental da concessionária, que passou de 72% para 90% em dezembro de 2014.

Foram avaliados 44 projetos e programas, que concorreram à premiação. A Comissão Julgadora foi formada por 18 profissionais de diversas áreas e entidades, como a ANA (Agência Nacional de Águas), Instituto Ethos, Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), universidades, Eletrobrás, BNDES e Caixa Econômica Federal.

“O Prêmio Sustentabilidade veio para promover uma justa homenagem aos profissionais que contribuem para o desenvolvimento do saneamento brasileiro”, destacou o presidente do sindicato, Giuliano Dragone.
A premiação ocorre nesta terça-feira (4) no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a partir das 19h.

Nos siga no Google Notícias