A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

11/06/2014 11:14

Alerta da Embrapa aponta que Rio Paraguai atingirá 5,5 metros até fim de junho

Bruno Chaves
Conforme pesquisador da Embrapa, novo alerta foi emitido devido à quantidade de chuvas na região
(Foto: Carlos Padovani/Embrapa Pantanal)Conforme pesquisador da Embrapa, novo alerta foi emitido devido à quantidade de chuvas na região (Foto: Carlos Padovani/Embrapa Pantanal)

O nível do Rio Paraguai em Ladário – a 419 quilômetros de Campo Grande – deve atingir 5,5 metros até final do mês de junho, período da cheia do Pantanal em Mato Grosso do Sul. O quarto alerta deste ano, da Embrapa Pantanal, foi elaborado pelo pesquisador Carlos Roberto Padovani e divulgado nesta semana.

Veja Mais
Embrapa prevê que rio Paraguai suba 12 centímetros antes de estacionar
Chove 62 mm em Corumbá e nível do rio Paraguai passa de 5 metros

Esse nível da cheia já havia sido previsto no segundo alerta, emitido no dia 11 de maio. Em um terceiro boletim, do dia 23 do mês passado, foi feita nova previsão de uma possível máxima em torno de 6 metros em função da quantidade de chuvas que caiu no Pantanal. Era necessário avisar os ribeirinhos e pecuaristas da região para uma cheia de tal magnitude.

“Como essa influência não se concretizou no nível, ela deve influenciar a área alagada e a vazante do rio. Embora haja uma influência das chuvas locais e das águas trazidas por outras fontes, essa influência deverá se expressar mais para o aumento da área alagada e na demora da vazante do que para um aumento significativo no nível máximo em Ladário”, explicou.

Vazante – O pesquisador ainda lembrou que a vazante do Rio Paraguai deve ser lenta, levando, em média, de um a dois meses para voltar aos 4 metros. Padovani lembrou que as próximas medições feitas pela Embrapa Pantanal e parceiros devem informar sobre os níveis dessa vazante e as épocas em que a baixada das águas deve acontecer.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions