A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

25/05/2012 16:20

Ambientalista critica Código Florestal mesmo com 12 vetos de Dilma

Fabiano Arruda
Ambientalistas fizeram manifesto em Brasília por veto da presidente ao Código Florestal. (Foto: Reuters)Ambientalistas fizeram manifesto em Brasília por veto da presidente ao Código Florestal. (Foto: Reuters)

“O meio ambiente não tem a comemorar”, definiu nesta sexta-feira o diretor de políticas públicas do Ecoa (Ecologia e Ação), André Siqueira, sobre os 12 artigos vetados e 32 modificações da presidente Dilma Rousseff (PT) em relação ao texto do Código Florestal aprovado na Câmara Federal no dia 25 do mês passado.

Veja Mais
Dilma veta 12 artigos do Código Florestal e fará 32 modificações
Vetos de Dilma ao Código Florestal serão apresentados nessa sexta

“Mostra mais uma vez que a ciência perdeu espaço para a política e não há respeito ao que é comprovado cientificamente em relação a temas ambientais”, completou.

Segundo ele, por meio de estudos, desde o ano passado, instituições ambientais elaboraram documentação que daria base para o veto presidencial fosse total.

Além disso, Siqueira criticou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a definiu como “marionete”. “Nenhuma capacidade de liderança frente a uma questão tão grave”, considerando que o Código tem direcionamento “pró desmatamento” e a anistia a desmatadores é “ampla, geral”.

De outro lado, o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, afirmou que o setor já esperava que algum artigo do texto fosse aprovado.

No entanto, preferiu não se manifestar sobre o assunto antes da publicação dos dispositivos editados pela presidente antes da publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer na segunda-feira.

No fim do mês passado, em reunião na Famasul, integrantes do setor ruralista de Mato Grosso do Sul defenderam o texto aprovado na Câmara dos Deputados, de autoria de Paulo Piau (PMDB/MG).

Riedel considerou cedo dizer se as novas disposições prejudicam ou são satisfatórias para a classe produtora.

Vetos - O anúncio dos 12 vetos e 32 modificações sobre o Código Florestal pela presidente Dilma ocorreu hoje à tarde, no entanto, não foram divulgados detalhes.

As informações apenas dão conta que, das 32 alterações, 14 pontos recuperam o texto original aprovado pelo Senado, cinco introduzem dispositivos novos e 13 são ajustes ou adequações de conteúdo.

Os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; da Agricultura, Mendes Ribeiro; e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, chegaram a adiantar alguns pontos na entrevista coletiva que deram no Palácio do Planalto. Entre eles, o endurecimento das regras de recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios.

Os vetos sobre esse tema devem estabelecer condições que variam de acordo com o tamanho das propriedades, que pode varia de 5 metros de recomposição até 100 metros.

No texto que foi aprovado pela Câmara, havia a “deixa” que retirava percentuais mínimos e deixava a cargos dos estados como seria feita a recomposição, deixando a obrigação em recuperar muito “permissiva”.

A presidente tinha até hoje para se manifestar com vetos parciais ou integrais em relação à matéria. Ao longo da semana, protestos em Brasília (DF) pediam o veto de Dilma ao Código e um dos manifestos acumula quase dois milhões de apoiadores.

Dilma veta 12 artigos do Código Florestal e fará 32 modificações
A presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar 12 itens do Código Florestal e fazer 32 modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de ...
Vetos de Dilma ao Código Florestal serão apresentados nessa sexta
A presidente Dilma Roussef vai apresentar nessa sexta-feira (25), às 13h (horário do MS), o veto parcial ao Novo Código Florestal, aprovado pela Câma...
Código Florestal vai ter vetos parciais, afirma o vice-presidente
O vice-presidente da República, Michel Temer, disse, hoje (24), que a presidenta Dilma Rousseff deverá vetar parcialmente o texto do novo Código Flor...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions