ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Apesar de decisão do STF, pesca continua proibida em rios de MS

Caroline Maldonado | 08/01/2016 12:41
Pesca está proibida em rios de MS (Foto: Divulgação/PMA)
Pesca está proibida em rios de MS (Foto: Divulgação/PMA)

O STF (Supremo Tribunal Federal) deferiu medida cautelar para anular um decreto legislativo que restabeleceu os períodos de defeso, suspensos no dia 9 de outubro de 2015 por portaria do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do MMA (Ministério do Meio Ambiente). O período de defeso, popularmente conhecido como Piracema, proíbe a pesca na época em que a maioria das espécies de peixes estão em reprodução, a fim de preservar a vida desses animais.

Com a suspensão do defeso, o Governo Federal fica livre do pagamento do seguro-defeso, benefício de um salário mínimo concedido ao pescador artesanal que fica proibido de trabalhar na área durante quatro meses. Se o defeso não tivesse sido suspenso por 120 dias, os cofres públicos teriam que liberar R$ 1,6 bilhão a pescadores, à partir de 11 de janeiro.

Apesar da suspensão, a pesca continua proibida nos rios de Mato Grosso do Sul durante a Piracema e quem pescar em rios de competência da União será multado se flagrado pela fiscalização estadual. Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), a decisão do ministro não impacta as regras previstas na legislação estadual. “Alguns Estados, que não têm nenhuma proibição podem acatar a decisão, mas, no nosso caso, essa medida nunca teve valor. Todas as pessoas que fizeram pesca na Piracema foram presa. Até agora foram 22 pessoas autuadas”, esclareceu o major da PMA, Edmilson Queiroz.

O major classifica a medida como absurda, pois a liberação da pesca pode prejudicar espécies. “Isso é um crime ambiental. O Mapa não tem poder para decidir questões ambientais. Só poderiam fazer valer com rios da União e ainda assim o pescador tem que passar pela fiscalização do Estado para transportar e vai ser multado”, destacou o militar.

Piracema – O período de defeso em MS começou em 5 de dezembro de 2015 e vai até o dia 28 de fevereiro, ou seja, 00h de 1º de março. Conforme o major, no dia 1º de fevereiro está liberada apenas a modalidade pesque e solte no leito do rio Paraguai, em que o pescador deve devolver o peixe ao rio depois de capturá-lo.

“É importante destacar que o pesque e solte pode ser feito apenas na calha do rio e não na bacia. Não se pode pescar nos afluentes como, por exemplo, rios Aquidauana e Miranda e em todos os outros. É somente na bacia do Paraguai”, explicou.

Nos siga no Google Notícias