ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Após denuncias de catadores, Prefeitura vai mandar equipes ao lixão

Aline dos Santos e Mariana Lopes | 17/01/2013 12:49
Bernal disse que vai averiguar denúncia de catadores. (Foto: Luciano Muta)
Bernal disse que vai averiguar denúncia de catadores. (Foto: Luciano Muta)

A prefeitura de Campo Grande vai enviar equipes ao lixão, reaberto por decisão judicial na última terça-feira, para verificar a denúncia de que o lixo não está sendo descartado na área de transição, onde os catadores coletam o material reciclável.

Na manhã desta quarta-feira, os trabalhadores relataram que estão de braços cruzados porque os caminhões da coleta descartaram o lixo diretamente no aterro sanitário. O prefeito Alcides Bernal (PP) afirmou que vai enviar técnicos da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Trabalho e Habitação), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e da assistência social para verificar a denúncia.

"O material tem que ser depositado no local onde eu determinei e a Justiça garantiu. Para que possam fazer o trabalho lá", disse o prefeito. Reaberto após o fechamento em dezembro de 2012, quando completou 28 anos em atividade, o lixão funciona com novas regras.

Os catadores não têm acesso à montanha de detritos e o funcionamento vai das 8h às 18h. O superintendente da CG Solurb, Élcio Torres, disse ao Campo Grande News que o lixo foi descartado na área de transição. Segundo ele, apenas o excedente foi destinado ao aterro sanitário.

A empresa vai receber R$ 1,3 bilhão da prefeitura para fazer gestão do lixo nos próximos 25 anos. A licitação é investigada pelo MPE (Ministério Público Federal) e Bernal cogita anular o procedimento.

Nos siga no Google Notícias