ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Após embargo, usina São Domingos terá rampa para transposição de peixes

Aline dos Santos | 14/05/2012 10:10

Eletrosul abriu licitação para construção de rampa

Maquinário utilizado para a implantação da usina São Domingos. (Foto: Arquivo)
Maquinário utilizado para a implantação da usina São Domingos. (Foto: Arquivo)

Após ter a obra embargada por falta de projeto para transposição dos peixes na usina hidrelétrica São Domingos, a Eletrosul abriu licitação para a construção de rampa de acesso ao Rio Verde. A obra será para captura de peixe durante o período de piracema. As propostas serão abertas no próximo dia 28. Depois ficar paralisada por duas semanas, a obra, localizada em Água Clara, foi retomada em 9 de abril.

“O enchimento do reservatório estava previsto já para julho, mas não tinha solução do problema. Com reservatório cheio, seria bem mais complicado”, afirma o secretário de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes.

De acordo com ele, foram identificadas as espécies que precisam fazer a subida do rio para a desova. Não bastando, por exemplo, retirar os cardumes e transportar para cima. A subida deflagra um processo biológico, que prepara o peixe para a desova.

De acordo com o major da PMA (Polícia Militar Ambiental), Ednilson Queiroz, a maioria das espécies de peixes dos rios de Mato Grosso do Sul, precisa fazer essa travessia.

Na natureza, a cheia é a senha para que os peixes subam o rio, à procura das águas mais limpas das nascentes. No caminho, a fêmea perde gordura, aumentado a cavidade abdominal, além do dispêndio de energia auxiliar na maturação das ovas.

O enchimento do reservatório da usina hidrelétrica São Domingos, localizada entre Ribas do Rio Pardo e Água Clara, deve ter início em agosto. Serão atingidas, integral ou parcialmente, 25 propriedades. Os donos das propriedades rurais foram indenizados.

A usina vai investir mais de R$ 11 milhões em compensação ambiental. A obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) teve início em 2009, com previsão de entrar em operação a partir de setembro deste ano.

Nos siga no Google Notícias