A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

14/05/2012 10:10

Após embargo, usina São Domingos terá rampa para transposição de peixes

Aline dos Santos

Eletrosul abriu licitação para construção de rampa

Maquinário utilizado para a implantação da usina São Domingos. (Foto: Arquivo)Maquinário utilizado para a implantação da usina São Domingos. (Foto: Arquivo)

Após ter a obra embargada por falta de projeto para transposição dos peixes na usina hidrelétrica São Domingos, a Eletrosul abriu licitação para a construção de rampa de acesso ao Rio Verde. A obra será para captura de peixe durante o período de piracema. As propostas serão abertas no próximo dia 28. Depois ficar paralisada por duas semanas, a obra, localizada em Água Clara, foi retomada em 9 de abril.

“O enchimento do reservatório estava previsto já para julho, mas não tinha solução do problema. Com reservatório cheio, seria bem mais complicado”, afirma o secretário de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Negreiros Said de Menezes.

De acordo com ele, foram identificadas as espécies que precisam fazer a subida do rio para a desova. Não bastando, por exemplo, retirar os cardumes e transportar para cima. A subida deflagra um processo biológico, que prepara o peixe para a desova.

De acordo com o major da PMA (Polícia Militar Ambiental), Ednilson Queiroz, a maioria das espécies de peixes dos rios de Mato Grosso do Sul, precisa fazer essa travessia.

Na natureza, a cheia é a senha para que os peixes subam o rio, à procura das águas mais limpas das nascentes. No caminho, a fêmea perde gordura, aumentado a cavidade abdominal, além do dispêndio de energia auxiliar na maturação das ovas.

O enchimento do reservatório da usina hidrelétrica São Domingos, localizada entre Ribas do Rio Pardo e Água Clara, deve ter início em agosto. Serão atingidas, integral ou parcialmente, 25 propriedades. Os donos das propriedades rurais foram indenizados.

A usina vai investir mais de R$ 11 milhões em compensação ambiental. A obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) teve início em 2009, com previsão de entrar em operação a partir de setembro deste ano.




Deveriam ter considerado também o mecanismo de transposição por elevador, pois associado à rampa, torna mais eficiente a transposição.
 
Edmur Lavezo Gomes em 14/05/2012 04:35:22
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions