ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Onça fujona vira mania na internet

Paulo Fernandes | 03/01/2011 18:24

Bicho que fugiu do Cras é visto no Twitter, Facebook e Orkut

 Onça fujona vira mania na internet

O episódio considerado bizarro da fuga do filhote de onça por duas vezes do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) não para de render comentários nas mídias sociais. O animal já virou comunidade no Orkut, perfil no Twitter e é um dos assuntos que ganha comentários entre usuários de Campo Grande.

A marca das aparições da onça-pintada é o bom humror. No Orkut, a comunidade “Sou fã da onça do Cras” já tem 655 internautas. O perfil diz que o felino é “ninja”, “fera” e mais esperto que seus tratadores. Em um dos tópicos, a onça aparece como “a personalidade do ano de 2010”.

No Twitter, o perfil @oncinhafugida ainda tem poucos seguidores (16), mas faz comentários ácidos. “Só [para] registrar: o coordenador do Cras, o tal do Élcio Borges, era super carrasco comigo. Ainda bem que ele ficava muito tempo na sala dele, no ar”, disse.

Foi uma resposta às críticas de Élcio Borges à opinião de uma bióloga do Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros), em entrevista ao Campo Grande News.

Na ocasião, Élcio afirmou que o Cras sempre seguiu as orientações do Cenap, mas nunca recebeu apoio para tentar resolver o problema das onças que estão no centro há mais de 9 anos. “É comum pessoas que vivem atrás de uma cadeira em sua sala com ar-condicionado dar opiniões a respeito de atividades de quem desenvolve seus trabalhos no campo”, disse o coordenador.

“Perceberam a gaiolinha que ele me colocou!? Que revolta!”, afirma a @oncinhafugida em outra ocasião. “Passei o dia escondida. Momentos de tensão...”, disse em outro momento.

Embora não tenha sido localizado nenhum perfil da onça no Facebook, a fuga dela é uma das mais comentadas na mídia social.

Onça fugiu duas vezes do Centro de Reabilitação
Onça fugiu duas vezes do Centro de Reabilitação

Reincidente - A onça de 10 meses fugiu pela primeira vez do Centro de Reabilitação no final de outubro de 2010. Ela passou dois meses em liberdade, até voltar para se alimentar e cair em uma armadilha.

Ela ficou em uma jaula construída especialmente para abrigar grandes felinos, mas a grade foi rompida em dois dias pela onça. O animal usou as unhas e os dentes para pasar o réveillon em liberdade.

Ninguém foi punido por conta da fuga. O animal continua solto nas imediações do Cras, onde existe o Parque do Prosa - um lugar de preservação permanente ao lado do Parque dos Poderes, onde ficam as sedes dos Poderes Executivo, Legislativa e Judiciário.

Enquete - Nesta semana, o Campo Grande News quer saber o que deve acontecer com a onça que já fugiu do Cras por duas vezes. As opções são “permanecer na natureza” e “ser capturada e levada para um zoológico”.

A enquete está na capa do site. Por enquanto, a maioria tem votado pela liberdade do felino.

Nos siga no Google Notícias