A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

27/07/2011 13:59

Após vídeo na internet, PF apreende animais que eram atração em loja

Marta Ferreira e Viviane Oliveira
Animais eram mantidos em loja sem autorização ambiental. (Foto: Divulgação)Animais eram mantidos em loja sem autorização ambiental. (Foto: Divulgação)

Policiais federais apreenderam, ontem, os animais que ficavam na loja Planeta Real, na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, e eram uma das atrações do local. O proprietário, que não tinha licença ambiental, foi multado em R$ 10 mil.

O minizoológico está no local há bastante tempo e só foi alvo da ação após um vídeo no site Youtube denunciar a presença de um piracucu gigante no local

Foram levados para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) 27 tartarugas, 3 marrecos, 30 ovos de marreco, 1 pirarucu, tilápias, pacus e cascudos, que ficam em um lago aos fundos da loja.

Segundo a PF divulgou, os animais eram utilizados como “atrativo comercial” na loja de utilidades. Além da falta de licença ambiental, a PF informou que os animais eram mantidos em cativeiro em condições inadequadas. A ação envolveu Polícia Federal, Ibama, e Cras.

O proprietário da loja foi procurado e não quis se manifestar.

Veja abaixo o vídeo que motivou a ação:

Animais foram levados para o Cras após serem retirados de loja. (Foto: Divulgação)Animais foram levados para o Cras após serem retirados de loja. (Foto: Divulgação)



Que tremenda barbaridade, conheco a loja e sei bem que nao existe maus tratos de animais, o local e aberto e bem arejado, inclusive tem pessoa rsponsavel que trata dos animais e peixes, estive la na ultima vez e vi c proprios olhos.... as pessoas ficam admiradas e as criancas felizes ao ver os bichinhos e peixes . Acho que as autoridades teriam que apoiar essa loja e nao fazer o que fez, a populacao de Campo Grande merece locais como este e outros c/ mais variedades de animais, um Zoologico, um atrativo p/ quem aqui vem passear...... muito lamentavel
 
Elaine Marioto em 30/07/2011 04:14:20
Aqui não tem um lugar para nossos filhos conhecer alguns animais, aves, peixes etc.... Cade um joologico que aqui não existem, se alguém quizre conhecer algum tem que ir no pantanal e desenbolsar muito dinheiro, pois o nosso turismo é muito caro, so os barões podem ter esses previlegios, os umildes tem que conhecer através de foto ou quando tem alguma reportagem na TV, isso é uma barbaridades, cadê as nossas autoridades que não fazem nada para que o povão tenha mais ascesso e conheça melhor nosso estado, eu moro em Campo Grande, a mais de 30 anos e não conheço o pantanal, pois é muito caro, vontade eu tenho, só não tenho poder aquisitivo, isso é uma vergonha....
Acorda governantes!!!!
 
Marli P. Silva em 28/07/2011 09:45:26
Gente que absurdo, tanto malandro e bandido fazendo a festa em nossa cidade, e as autoridades ficam perdendo o tempo acabando com a criatividade das pessoas, aquilo lá é tao bonito, é um ambiente tao gostoso, os animais muito bem tratados. Concordo que o proprietario deveria ter a licença sim, mas não é pra tanto irem lá fazer apriencao dos animais. Que fiscalizassem, orientassem e desse um prazo pro prop. regularizar a situacao e pronto, ficava tdo mundo feliz........
 
DanielleArguelho em 28/07/2011 09:28:58
que vergonha em ................
 
giovanni ratier em 28/07/2011 09:22:59
A Policia Federal fazendo isso, parece que eles não tem o que fazer. A instituição de maior respeito do pais, se atendo a isso, pra que serve o IBAMA-Então, a Policia Ambiental, eu acredito que a PF não deveria nem articular algo de tamanha relevância, tem outros crimes que ela é bem mais atuantes e que tem maior representatividade para o país. Estou indignado com isso!!!!
 
jose corsine em 28/07/2011 09:10:26
DEVERIAM OLHAR COM OUTROS OLHOS ESSA INICIATIVA, VALOROSAS PESSOAS Q COM CARINHO E DEDICAÇAO CUIDAVAM DOS ANIMAS, TODOS SABEM DISSO, MEUS FILHOS SEMPRE IAM LA PRA VER, AGORA SO NA FOTO, DEVOLVAM OS ANIMAIS, VAMOS LA NO CRAS FILMAR E MOSTRAR COMO OS ANIMAS DEVEM ESTAR PRESOS.... E O PIRARUCU TADINHO, VAO COLOCAR ONDE LA SIM TINHA ESPAÇO E PESSOAS PARA CUIDAR.....
 
HECTOR CESAR em 28/07/2011 09:10:18
Enquanto isso a senhora que promovia Safaris no Pantanal passei tranquilamente impune pelas ruas da capital. Se o Ibama for procurar peixe grande vai agarrar o próprio rabo!
 
Gabriel Moreira em 28/07/2011 04:41:22
aproveita tambem senhores autoridadesssssssss proximo o mercadao tem umas lojas de animais q passam o dia inteiro numa gaiola...alem de caes,aves etc.., vao la tambem;
 
noemia rocha em 27/07/2011 10:49:55
Eu não acho que esses animais eram mal tratados,todos sabiam que lá tinha esses animais faz muito tempo e era uma atração,e tamben acho que a PF devia ir atrás de verdadeiros criminosos,e deixar isso pra PMA cuida dessa area.
 
alex da silva em 27/07/2011 10:24:51
Devería ser estudado se havia maus tratos aos animais. Sabemos que criar animais em cativeiro é crime, mas neste caso esta claro que o crime foi o proprietário não ter licença do Ibama, que custa dinheiro, e que faz o Ibama rir.
As autoridades não se importam com o bem estar dos animais como muita gente pensa, eles se importam é com o bolso.
Penalizar o dono da loja pelas tartarugas eu até entendo, mas pelos peixes e marrecos chega a ser um exagero pra colocar mais digitos nesta multa.
Porque será que o Ibama não fecha o restaurante Zero Hora na BR 262 em Miranda? Porque será que o Ibama nunca investigou sobre quem produz suvenirs com cabeças de filhotes de jacaré e que se encontram nas prateleiras de toda e qualquer parada turística do Pantanal?
O maior erro do proprietario desta loja em Campo Grande foi n ter pago o dinheiro necessário pra ter o direito de criar os animais.
 
Gabriel Moreira em 27/07/2011 09:56:24
Aqui não tem nada de atrativo. Quando alguém começa ganhar alguns ... usando acriatividade, aparece aquele que não tem iniciativa ou que não consegue realizar seus sonhos e faz denuncias. Eu já fui algumas vezes nessa loja e acredito que as autoridades de Campo Grande também já sabiam da existencia dos animaisno local. Muitas vezes apareceram em propagandas e ´não se ouviu dizer que eram mal tratados. Por que só agora viram isso?
 
MARILDA DE PAULA em 27/07/2011 09:34:00
Pelo video e pelo que conheço funcionava até de forma educativa, sempre via crianças se perguntando e alegres...A inveja é mesmo uma m.
 
danilo magno em 27/07/2011 09:04:42
Pessoal, estes animais são de cativeiros, o Pirarucu, Pacu, Marreco e até tartaruga de aquarios são criadas em cativeiro e comercializadas como animal de criação, o que há de mais em ter um tanque em qualquer comércio com animais em exposição? desde que estes animais tenham sido comprados em criadouros ou pet shop legalizados, não há nada de anormal neste tanque de animais. O IBAMA do MS está equivocado com relação a animais de criação, tenho um conhecido que montou aqui uma loja de peixes ornamentais e disse que os órgãos daqui não conhecem a legislação que trata de animais de cativeiros como peixes, passarinhos, tartarugas de aquários, etc... Há vários casos de pessoas que montam tanques ou terrários com animais para decoração de lojas e escritórios, não há nada de errado com um tanque de peixes de cativeiro.
 
Luiz Carlos em 27/07/2011 08:53:39
E agora vão levar os bichinhos que ja estavam acostumados e bem tratado, pra serem abatidos pelos traficantes de animais e os peixes pra serem feito uma peixada logo logo,
os bichinhos eram soltos livres ali,a e na feirona la tem tartarugas tambem e em lugar pior que no planeta.Tantas coisas piores pra se preocuparem meu Deus,e vão logo ali.
 
Rosilda Oliveira dos Santos em 27/07/2011 07:23:58
bom, ai nesse migual de abacaxi tem cois a e grande como que uma empresa funciona a mais de 3 anos com esse tipo de ramo ate publicidade em alguma emissoras teve mostrando os bichos chamando a população para prestigiar,ai em um determinado dia os animais sao aprendidos?algumas coisa esta errada nessa historia......
 
edevaldo barros em 27/07/2011 07:17:48
Simplesmente não acredito, esses animais eram muinto bem cuidados. Eu não acredito que fizeram tamanha sacanagem, quero ver se lá no cras eles serão bem tratados como eram lá na loja. Tudo isso porque não pagaram uma fortuna ao IBAMA, enquanto isso, os animais que vivem a beira dos córregos, como os lagartos e os patos silvestres passam uma fome do caramba, e ainda tem quem os pega para comer. Quando me mudei para o Aero Rancho eu ouvia o grito dos patos silvestres em revoada, era muinto lindo. Agora, só restam dois. E ainda querem fazer barreiras de concreto na beira dos rios e córregos. Só gostaria de perguntar se animais como estes citados acima, as araras e os tucanos se alimentam de concreto. QUEREMOS A MATA CILIAR URGENTE!
 
Angélica Nunes Dourado em 27/07/2011 07:13:11
ISSO!!! AGORA PEGA TODOS ESSES ANIMAIS E DEIXEM A "DEUS DARÁ", QUE ASSIM MORREM MAIS RÁPIDO!!!
LÁ ELES ESTAVAM SENDO CUIDADO. E AGORA? O ESTADO VAI DESEMBOLSAR A MESMA QUANTIA QUE O DONO DA EMPRESA PRA CUIDAR DESSES ANIMAIS??? NÃO DOU 1 SEMANA DE VIDA PRA ELES!
LAMENTÁVEL!!!
 
Eduardo Saraíba em 27/07/2011 07:10:13
Com essa eu aprendi, faz horas que isso estava acontecendo eu fui la varias vezes porem nunca parei para pensar se o local tinha a liberação para essa atividade, preciso praticar minha cidadania, e ai fica um exemplo a todos vamos nos preocupar mais com nossa sociedade,politica, com o proximo enfim .... vamos fazer cada um nossa parte!!!!
 
Angela Ferreira em 27/07/2011 06:32:49
parabéns pela denúncia e pela ação da PF. Lamentável é ver que ainda há quem defenda o confinamento de animais da forma como foi encontrado.
só pode ser alguém com problema achar que é inveja, etc. Quem é que estava realmente feliz, Sr. Antonio Suza. Em algum momento pensou nos animais. Triste que ainda exista gente que pense assim. Falta cultura realmente pro nosso povo.
 
josé augusto em 27/07/2011 04:52:26
Comprovado né o povo não pode ver nimguem feliz, poxa vida a inveja é de mais eu so lamento vi aquilo tantas vezes era bom de olhar sabe a denuncia é,pura inveja é lamentavel .
 
Antonio suza em 27/07/2011 03:46:10
Lamentável essa situação. Mas também existem várias outras lojas da cidade com animais confinados em péssimas condições. Não precisa ir longe. Já denunciei à Polícia Ambienal algumas lojas em frente ao mercadão que vendem produtos agropecuários e possuem animais confinados em aquários minúsculos (peixes betas em copos descartáveis), patos, gansos e marrecos em local seco. Infelizmente retornei e vi que nada foi feito... parabéns à PF.
 
Josias Souza em 27/07/2011 02:56:48
depois de 5 anos..vai la ver......pakaba hein...