ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Arara abre torneira e se refresca a pedido de amigo de “longa data”

Viviane Oliveira | 20/01/2015 12:24
Arara abre torneira para se refrescar. (Reprodução/ Facebook)
Arara abre torneira para se refrescar. (Reprodução/ Facebook)

Lara, uma arara-azul, que vive na região da Fazenda Passeio Cachoeiras do Rio do Peixe, em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, abre a torneira e se refresca a pedido do proprietário do local, Moacir Barbosa, 46 anos. A amizade entre os dois já dura 16 anos e a ave virou o xodó do lugar. Agora, Lara está fazendo sucesso também na internet.

O vídeo postado por Carlos Henrique Sanches, no dia 18 de janeiro, que mostra a ave abrindo a torneira e se refrescando, já tem 12.679 mil visualizações. “E ainda tem quem diz que a natureza não é perfeita. Arara-azul mais esperta que muitos”, brinca o dono das imagens.

Moacir conta que ensinou a arara a abrir a torneira e toda vez que a chama, Lara dá o ar da graça para a alegria dos turistas. “Ela sempre aparece depois do almoço ou eu vou para a mata e chamo pelo nome dela. Ela só abre a torneira depois que é feito o pedido”, diz, acrescentando que não é toda vez que a ave se banha.

Além da arara, que tira até cochilo no colo de Moacir, uma anta e um bando de macacos chamam a atenção de quem passa pelo lugar. “A anta toma banho no rio com os visitantes e os macacos aparecem toda vez que vou para a mata e chamo o chefe: Chico", diz. O companheiro não só aparece como leva todo o grupo para a sede da fazenda.

Todos os animais da propriedade tem nome e Moacir diz que, apesar da amizade, não alimenta os bichos. “Eles moram e se alimentam da natureza. Não há necessidade da gente alimentá-los”, diz. Moacir recebe cerca de cem visitantes diariamente. No entanto, quem tem vontade de conhecer o local deve entrar em contato com uma das agências de turismo do município. A propriedade fica na estrada para Bodoquena.

Inteligente, exótica e capaz de imitar a fala humana, a arara-azul que é muito visada pelos traficantes, está entre as espécies ameaçadas de extinção. Veja o vídeo:

Nos siga no Google Notícias