ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Autorização para visita na Gruta do Lago Azul é renovada até 2012

Marta Ferreira | 01/09/2011 09:38
Gruta pode receber até 305 visitantes por dia. (Foto: Divulgação)
Gruta pode receber até 305 visitantes por dia. (Foto: Divulgação)

Um dos maiores atrativos de Bonito, a Gruta do Lago Azul, teve renovada hoje a portaria que autoriza visitação ao local. A autorização vale até 2012.

A portaria estabelece o número máximo de 305 visitantes por dia. Cada grupo deve ser formado por no máximo 15 pessoas, além do guia turístico, e podem haver 4 grupos simultâneamente.

Somente terá acesso à visitação os portadores de documento denominado “voucher único”, emitido pelo município de Bonito ou pelas agências de turismo e operadoras locais.

É obrigatório o uso de capacete com fixação de três pontas, uso de tênis ou de calçado fixo com solado de borracha. Também é obrigatório o preenchimento da guia de seguro pelos visitantes.

A visitação, conforme a portaria, somente será permitida com o acompanhamento de guia de turismo local, com registro na Embratur e cadastro na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito.

As visitações à gruta foram autorizadas após o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) realizar vistorias no local, analisar e aprovar o Plano de Manejo Espeleológico da Gruta do Lago Azul, que foi encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia.

A gruta do Lago Azul, um dos chamarizes de turistas do mundo todo em Bonito, parte do complexo de cavernas da Serra da Bodoquena, e além da beleza, são consideradas conjunto patrimonial e científico de relevância multidisciplinar, devido a seus registros geológicos, geomorfológicos, paleontológicos e biológicos.

Nos siga no Google Notícias