ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Meio Ambiente

Brigadistas da Fibria participam de treinamento para combater incêndios

Nyelder Rodrigues e Fernanda Yafusso | 23/08/2016 20:43

Em agosto, brigadistas da Fibria na unidade em Três Lagoas - município que fica a 338 quilômetros da Capital - participaram de um treinamento para combater focos de incêndios. A equipe passou por uma reciclagem com atualização das atividades e do manuseio de equipamentos modernos utilizados na contenção dos focos.

A capacitação teve uma carga horária de 24 h/aula e contou com atividades teóricas e práticas ministradas pela equipe de bombeiros civis da unidade florestal da Fibria em Três Lagoas.

Para o coordenador de Silvicultura da empresa, Deyvid Prado, o procedimento é padrão no dia a dia da companhia. "É mais valioso ainda em época de seca, quando aumenta o risco de incêndios. Estamos em constante treinamento, principalmente neste período do ano em que a estiagem é maior e aumenta a probabilidade de queimadas e incêndios".

O coordenador afirma também que, além da abordagem prática, os treinamentos têm forte fundamentação teórica e o conhecimento adquirido prepara as equipes para a melhor tomada de decisão durante o combate a incêndios florestais.

Finalizada a capacitação, os brigadistas estão aptos a prevenir e combater os incêndios florestais nas áreas de florestas de eucalipto e de floresta nativa (mosaico de preservação das áreas da Fibria destinadas à Conservação Ambiental).

Atualmente, a unidade conta com uma equipe de emergência formada por 47 brigadistas que passam anualmente por treinamentos, reciclagens, capacitações e simulados com foco em gestão e atualização das técnicas para a prevenção e combate a incêndios.

Período de alerta - De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado no ranking de incidência de queimadas e focos de incêndio do país, com 10,6 mil focos registrados em 2016.

Através do número 0800 642 8162, a empresa disponibiliza o canal Fale com a Fibria, para informar sobre ocorrências de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa.

Nos siga no Google Notícias