A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

31/12/2010 09:21

Busca por onça-pintada fugitiva se resume a armadilhas instaladas

Aline Queiroz

Animal fugiu ontem do Cras, dois dias após ser recapturado

Animal cortou a jaula do Cras e escapou novamente. Foto: João GarrigóAnimal cortou a jaula do Cras e escapou novamente. Foto: João Garrigó

Diferente da primeira fuga da onça-pintada do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), desta vez, a PMA (Polícia Militar Ambiental) apenas colocou armadilhas na reserva para tentar recapturar o animal.

De acordo com o sub-comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental), major Ary Carlos Barboza, também há cinco policiais de plantão e o número pode aumentar caso haja denúncias do paradeiro da onça.

As armadilhas montadas no local foram feitas com caixas onde há pedaços de carne para atrair o animal.

Entretanto, a onça já havia sido alimentada durante os dois dias que ficou no Cras, portanto, é provável que não sai à caça.

“Não deve estar com fome”, completa o major.

Ele esclarece que desta vez não são feitas buscas na área porque torna-se inviável.

O animal ficou dois meses desaparecido e escapou ontem, apenas dois dias depois que voltou ao Cras.

A onça abriu um buraco de 25 centímetros na grade de proteção do recinto de 112 metros quadrados onde estava abrigada. Para isso, usou os dentes e as unhas.

Da primeira vez que a onça fugiu foram feitas buscas e até ações noturnas.

Quem tiver informações do animal “fujão” pode telefonar para a PMA no número 3314-4920.




Qual o crime que a onça cometeu para ser mantida em cativeiro??? Será que ela não pode e não merece lutar pela própria vida e liberdade??? Tanto tempo presa da primeira vez em que foi capturada e nada fizeram por ela. Ela provou que pouco sabemos sobre "onças". dizem que não está apta a caçar e viver na mata, ora bolas, isto é idiotice, dois meses em fuga e voltou melhor do que antes da fuga!!! VIVA A ONÇA.
 
ADROALDO MAGNO SCHLOTEFELDT em 02/01/2011 06:57:02
NÃO ACHO Q ESTÃO VENDENDO OS ANIMAIS PARA OS TRAFICANTES, MAS ACHO QUE A EQUIPE DE PROFISSIONAIS DO CRAS DEVERIAM SER MAIS CUIDADOSOS AO COLOCAR A ONÇA ONÇA EM LUGAR FÁCIL DE ABRIR,SABENDO QUE A ONÇA É "FUJONA"ELA DEVERIA SER VIGIADA 25 HS PELO MENOS NA PRIMEIRA SEMANA DO RETORNO,OS FUNCIONÁRIO PODERIAM FAZER UM TREINAMENTO COM O "CAPITÃO NASCIMENTO" DO TROPA DE ELITE, ACORDA PESSOAL!!!!AFINAL ELA PODE NÃO ESTAR COM FOME,MAS UMA HORA PODE ATACAR ALGUÉM, AÍ SIM A NOTICIA DA ONÇA FUJONA TERÁ DESTAQUE INTERNACIONAL!!!
 
MARCIA BARBOSA em 01/01/2011 10:46:00
Olha gente me desculpe, mas qm montou as armadilhas na reserva foi os func. do CRAS.
Ate ontem a PMA ñ tinha se manifestado.

Grata
 
Erika Ximenes em 31/12/2010 11:50:42
Eu já havia dito, a culpada foi a dona anta, não me ouviram...
 
Pedro Gomes em 31/12/2010 11:49:27
Acho que o pessoal do CRAS é amigo da ONÇA..............
 
Silas de Souza Lima em 31/12/2010 11:41:55
Não me parece uma grade apropriada para uma jaula que deveria manter uma onça em segurança. Que bola fora, hein, CRAS??? Agora, se conseguirem recapturá-la novamente, deixem-na no pantanal, façam pelo menos uma coisa certa nessa história toda. Parece piada!!
 
Pedro Antônio em 31/12/2010 09:44:53
Para a Sra. Maria Madalena Sanches:
A sua leviandade em levantar suspeitas dessa natureza, sobre profissionais e funcionarios do CRAS de reconhecida idoneidade moral, nos faz pensar a que ponto chega a maldade humana. Estaria você, fazendo essas acusações movida por motivos de foro intimo em relação a algum funcionario do CRAS de quem vc não goste? Estranho... Se não, procure se informar melhor sobre o CRAS e sobre as pessoas às quais você tenta difamar.
Lembre-se, sobretudo, que o ônus da prova cabe a quem acusa.
A fuga dessa onça é realmente um fato lamentavel, mas as suas insinuações levianas nos levam a refletir sobre o quanto o ser humano pode descer abaixo dos animais sobretudo dos répteis!

 
Luiz Carlos Cesar em 31/12/2010 08:25:57
Reconheço o bom trabalho dos servidores em relação aos cuidados com os animais apreendidos nas rotas de tráficos de aves e pequenos animais. No entanto, a noticia da fuga dessa onça pela segunda vez já virou "piada de salão". Tenho conversado com professores universitários de outros estados (conhecedores do comportamento desse animal), eles demonstram preocupação quanto ao local onde animais felinos estão confinados. Nossa cidade já deve se preocupar com a edificação de um anexo do CRAS em um local mais afastado para acomodar animais de médio e grande porte. Hoje, sabemos que os militares (PMA) e profissionais que detém o conhecimento do comportamento da onça, mesmo orientando a população, a onça "fujona" nesse caso oferece perigo aos cidadãos que freqüenta o Parque bem como os moradores adjacentes." Espero que as autoridades tomem providencias. Cinco armadilhas não deve ser a única alternativa de captura. Vamos esperar mais dois meses? Já somos noticias no horário das teles nacionais. Já pensou se essa onça faz um vítima? Neste ano (2010), nas margem do Rio Paraguai (em Cáceres MT) uma onça pulou num barco e abocanhou metade do ombro de um homem. Bem ao lado de tinha uma lancha com pesquisadores da National Geografic... As imagens do socorro (saiu a noticia no Jornal Nacional) - vai sair na revista da NG no inicio do ano de 2011. Os pesquisadores estavam trabalhando sobre ao comportamento da onça Pantaneira. Espero que não aconteça o mesmo em Campo Grande!
 
Prof. Jânio Batista de Macedo em 31/12/2010 06:22:49
Eita incompetência...é demais...Existe medalha para incompetentes? deveria ter..pior é que não tem a capacidade de colocar um sensor de sinal para perseguir os animais do CRAS quando fogem...Depois, quandoa tacar alguém vai ficar com a cara de tacho achando que não foi culpa deles...Melhora MS, nós não merecemos isso...
 
Sergio Maidana em 31/12/2010 06:17:00
eu acho que a polícia civil deveria entrar neste caso e fazer uma perícia detalhada,pois ta estranho esta fuga da onça,por incopetencia do cras,nao sei se dos biólogos ou da pma,a onça foge pela 2ªvez,com a polícia técnica,a civil é claro daria p/saber se não tem nenhum funcionário sacaneando
 
alberto lopes em 31/12/2010 06:05:20
A situação mostra o descaso com que é tratado a situação do meio ambiente no estado, espero que as autoridades tomem providências e coloquem pessoas capacitadas para administrar o CRAS.
 
Luis Alberto Sandim em 31/12/2010 02:59:00
Sugiro que sejam feitas não somente buscas mas, principalmente, pericias para averiguar o que ralmente acontece. Pelas imagems vistas na imporensa, as grades retorcidade para cima em formado de "u" rfevelam que pode não ter sido a onça, a causadora do buraco, mas a mão humana. Será que não estamos diante da ponta de um iceberg de trafico de animais silvestres com o CRAS sendo usado de fachada? Existe um controle do numero de araras, quatis, papagaios e outras espécies que entram e são soltas depois? E se alguem esta vendendo aves e mamiferos a peso de ouro para traficantes internacionais dispostos a pagar milhares de dólares? A cobiça não tem limites e normalmente se escoande por tras de profissionais supostamente idoneos.
 
MARIA MADALENA SANCHES em 31/12/2010 02:47:00
É incompreensível que tenham feito um cercado para a Onça Pintada desta qualidade. Vale lembrar que este animal ter força suficiente para quebrar o pescoço de um boi, quem dirá abrir esta "lata de sardinha".
 
Elton Leal Loureiro em 31/12/2010 01:28:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions