ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Campanha da Fraternidade aborda o tema meio ambiente e vai incentivar coleta seletiva na Capital

Ricardo Campos Jr. | 09/03/2011 11:06

Tema propõe reflexão e mudança nos hábitos dos cristãos

Arcebispo diz que campanha pretende conscientizar a população sobre questões ambientais e envolverá diversos projetos e debates. (Foto: Ricardo Campos Jr.)
Arcebispo diz que campanha pretende conscientizar a população sobre questões ambientais e envolverá diversos projetos e debates. (Foto: Ricardo Campos Jr.)

Pela 4ª vez em 47 anos de Campanha da Fraternidade, que terá início em todo o Brasil a partir desta quarta-feira, a temática do meio ambiente vem à tona provocando discussões, debates e mudança na vida e hábitos dos cristãos. Em Campo Grande, entre os projetos da Arquidiocese para abordar o tema “Fraternidade e Vida no Planeta”, está a mobilização da sociedade para a implantação da coleta seletiva na cidade.

“Algumas famílias já fazem, mas não adianta se o coletor recolhe e manda para o mesmo lugar. Nós mesmos vamos começar a selecionar” disse o arcebispo de Campo Grande Dom Vitório Pavanello durante coletiva com a imprensa pela manhã.

O ápice da campanha ocorre durante a quaresma, cujo início é marcado pela celebração da quarta-feira de cinzas. Durante esse período haverá coleta de assinaturas nas paróquias, um abaixo-assinado. De acordo com o arcebispo se trata de uma iniciativa para incentivar o poder público a pensar em destinos corretos para o lixo.

“Queremos chamar atenção de governantes, de todas as pessoas, de todos aqueles que respiram nesse mundo”, explica Dom Vitório, “A coleta seletiva é uma realidade que precisa existir dentro da cidade”.

Também será feita uma conscientização para que haja separação dos detritos dentro das casas da população. “O cristão não pode pensar ‘isso não me interessa’ ou que ‘isso não vai adiantar’. Essa é a nossa colaboração. Não podemos resolver o problema, mas podemos ajudar a melhorar”, diz o arcebispo.

Outro projeto dentro da campanha será o incentivo ao plantio de árvores, conservação das áreas verdes além da redução no desperdício. Desta forma, segundo Dom Vitório, ajudando a reduzir problemas ambientais maiores como o aquecimento global.

Fraternidade - Em Campo Grande o lançamento oficial será no próximo domingo (13) com uma celebração no Parque das Nações Indígenas, marcada para as 15 horas. Segundo informações da Arquidiocese na campanha do ano que vem a temática segurança pública deve ser abordada.

O movimento foi criado em 1964 e o tema meio ambiente foi trabalhado pela primeira vez em 1979 com o tema “Por um mundo mais humano – preserve o que é de todos”.

Em 2004 a campanha abordou “Fraternidade e água – Água, fonte de vida”, discutindo o consumo racional e preservação. Em 2007 foi a vez da Amazônia com o tema “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

Nos siga no Google Notícias