A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

12/09/2012 18:49

Campo Grande é capital mais arborizada do País, aponta IBGE

Gabriel Neris
Prefeito de Campo Grande conferiu de perto as mudas que foram produzidas (Foto: Divulgação)Prefeito de Campo Grande conferiu de perto as mudas que foram produzidas (Foto: Divulgação)

Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) colocou Campo Grande como a capital mais arborizada do Brasil, deixando Goiânia para trás. De acordo com a análise, o índice apontou que 96 residências em 100 são arborizadas na capital sul-mato-grossense.

Veja Mais
Em 7 dias, choveu 56% do esperado para o mês em município do interior
Quinta-feira de tempo instável, com chuvas durante todo o dia e máxima de 37ºC

Para tentar chegar a 100% de arborização, a prefeitura doará na semana que vem 100 mil mudas de espécie nativas e frutíferas, em comemoração à Semana da Árvore. Entre as mudas, os ipês, que colorem a cidade por todas as regiões, nesta época do ano.

Nesta terça-feira (11), o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), vistoriou as mudas que foram produzidas pelo município no Viveiro Flora do Cerrado da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), no bairro Itamaracá.

“Vamos cobrir 100% dos domicílios com árvores”, anuncia Nelsinho.

Durante a visita, acompanhada pelo secretário Marcos Cristaldo, ele conferiu a separação das mudas e o processo de germinação na estufa.

No domingo, 20 mil mudas serão plantadas no Parque Cônsul Assaf Trad, a partir das 9h. Na sexta-feira (21), Dia da Árvore, haverá distribuição de mudas no CAC (Central de Atendimento ao Cidadão), às 8h.

Outras 60 mil mudas serão distribuídas no domingo (23) na avenida Afonso Pena com a rua 13 de Maio, avenida Gury Marques com a avenida Interlagos, avenida Mato Grosso com a rua Ceará, avenida Júlio de Castilho com a Orla Morena, no Trevo Imbirussú, e na rua Joaquim Murtinho com a avenida Marquês de Pombal.

No mesmo dia serão plantadas mais 20 mil mudas na APA (Área de Preservação Ambiental) do Córrego Guariroba.

Ipê amarelo no bairro Rita Vieira. Além da beleza, árvores nativas ajudam a dar o titulo de cidade mais arborizada a Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)Ipê amarelo no bairro Rita Vieira. Além da beleza, árvores nativas ajudam a dar o titulo de cidade mais arborizada a Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)



moro em salvador e amo minha cidade luto muito por isso mas não recebo nenhuma ajuda das gestões tenho tantas idéias mas sem ajuda não posso fazer totalmente.
 
danilo santana em 25/01/2013 20:27:02
Caro Gabriel Neris e Demais Membros da Redação, Bom Dia!

Por favor, indicar corretamente qual a publicação do IBGE em que esta informações foram extraídas! Se possível nos postem o endereço eletrônico para que possamos acessá-la! Se possível também, disponibilizem aqui no site o "Plano Municipal de Arborização" de Campo Grande!

Atenciosamente,

Carlos Roberto de Lima
Dr. Recursos Naturais - UFCG
 
CARLOS R. de LIMA em 14/09/2012 07:47:47
OBRIGADO, MUITO OBRIGADO!, ADORO VER OS IPÊS FLORIDOS.
NA SAÍDA PARA TRÊS LAGOAS, FICARIA LINDO COLORIDO COM OS IPÊS ROXO, AMARELO EO BRANCO. PALMEIRAS.
MINHA DICA PARA PREFITURA. CADA ARVORE PLANTADA EM UM DETERMINADO LOCAL QUE TENHA UMA RESIDÊNCIA PROXIMA, CONVIDE O MORADOR PARA ADOTA-LA. FAZENDO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS COMO: AGUA-LA, LIMPA-LA, SÓ ASSIM AS PESSOAS COMEÇAM AMA-LAS E RESPEITA-LA
 
neuza borges leal em 13/09/2012 09:40:00
Que critério é usado para aferir o nível de arborização não sei, mas nas áreas centrais basta erguer a cabeça, só se enxerga fiações e quase nada de verde. Cortam-se árvores sem dó até nos finais de semana. Fiscalização? Nos bairros próximos ao centro a mesma coisa. Vejam avenidas Bandeirantes, Bandeiras, Júlio de Castilhos, etc. e comparem com o passado recente, cada vez menos árvores.
 
Luiz Reis em 13/09/2012 09:36:53

Campo Grande que outrora um deserto,
Transformou-se em cidade primor,
É de jóias escrínio aberto,
É uma gema de fino lavor! AMO MINHA CIDADE,E SEI QUE ELA FICARA CADA VEZ MAIS LINDA E CONHECIDA


 
LAURA CRISTINA DE SOUZA em 13/09/2012 08:26:09
Prefeito Nelson Trad, faço caminhadas no parque das Naçoes Indigenas, ficaria muito feliz e agradecida se plantassem mais arvores como ipê e outras, ainda existem muitas areas vazias sem arvores. Vamos preservar e cuidar!
 
Rosangela de Araujo em 13/09/2012 07:48:52
Até que um dia vi o IBGE publicar algo de Campo Grande Real. Conheço 8 Capitais do Brasil, incluindo Goiania e sei que Campo Grande Tem uma diferença, no entanto sempre deixaram de lado a realidade. A População de Campo Grande também ja chega a 1.000.000, basta conferir.
 
luiz alves em 13/09/2012 07:25:58
Excelente trabalho da prefeitura. Distribuição de mudas e plantio nas calçadas e quintais. Entretanto, por incrivel que pareça, muita gente esquece que precisa molhar e cuidar pelo menos nos primeiros meses. Cuidado com a rede elétrica, espécies mais indicadas, para depois não dar problemas. Outra praga que Campo Grande não está livre é o VANDALISMO, gente que destroi pelo prazer de destruir.
 
Paulo Lemos em 12/09/2012 10:55:50
Pois é, apesar de boa parte da população não ajudar. Na Vila Célia por exemplo, a prefeitura plantou mudas em todas as ruas e a maior parte morreu por falta de água e um mínimo de cuidados. E não é que a prefeitura replantou as que morreram e muitas já estão morrendo de novo ? É inacreditável... O que mais se vê é corte de árvores e quase sempre não é replantado nada no lugar. Título ameaçado.
 
Paulo Lemos em 12/09/2012 10:45:33
Ótima iniciativa, mais volto a dizer, se o CG News puder enviar essa sugestão à prefeitura, plantar árvores na Duque de Caxias e Fábio Zahran.
 
Oswaldo Benites em 12/09/2012 10:08:50
Linda, essa ação.... Há algum tempo atras, fiquei sabendo que eramos a 2º capital mais verde do país, já fiquei feliz, agora com essa noticia.....
 
Mirian Machado em 12/09/2012 09:01:49
é e depois vem estes candidatos a prefeitura e diz que o André e Nelzinho não fizeram nada com campo grande .........tudo inveja
 
neiry rodrigues gomes em 12/09/2012 07:44:24
...enquanto isto as árvores nas ruas continuam sendo cortadas "sem dó"!
 
Durval Rostey Jr em 12/09/2012 07:24:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions