A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

22/03/2011 11:05

Cheia no Pantanal provoca morte de peixes e PMA fala em prejuízo incalculável

Fabiano Arruda

Situação também traz prejuízos à pecuária na região

PMA faz operação para coibir pesca ilegal com a morte de peixes no Pantanal. (Foto: Divulgação)PMA faz operação para coibir pesca ilegal com a morte de peixes no Pantanal. (Foto: Divulgação)

Além de causar prejuízos à pecuária, estimados em R$ 190 milhões, com a perda de gado, a cheia na planície pantaneira também provoca a morte de peixes há pelo menos três semanas.

Na região de Corumbá, o major da PMA (Polícia Militar Ambiental), César Freitas, diz que é impossível calcular a quantidade de peixes mortos e que o prejuízo é incalculável.

“Nossa equipe registrou uma faixa de 2 quilômetros de espécies mortas ou que estão na superfície em busca de oxigênio”, relatou o capitão.

“A decoada está surpreendendo. Geralmente durante apenas três dias”, completa.

Entre os exemplares mortos, é possível ver espécies como armal, jaú, dourado, pintado, cachorra e arraias.

O major da PMA de Corumbá acredita que mais peixes ainda devam morrer com a cheia na região.

Agora, a preocupação da corporação é a pesca predatória, já que as espécies estão vulneráveis.

Os policiais têm realizado fiscalizações constantes, pois, com os peixes na superfície, os pescadores tendem a descumprir a legislação ambiental.

“O peixe pode ser consumido, desde que esteja dentro das exigências: equipamento permitido, tamanho mínimo, cota e licença de pesca”, explica o major, revelando que pescadores foram flagrados capturando os peixes para comércio.

Exemplares de arraia foram encontrados mortos com a decoada.Exemplares de arraia foram encontrados mortos com a decoada.

Desde que foi registrada a morte de peixes pela decoada, a PMA autuou 15 pessoas, na maioria por captura de pescados com tamanhos inferiores aos permitidos por lei. O valor das multas aplicado até agora somou R$ 16,2 mil.

Além disso, segundo balanço divulgado pela Polícia, foram apreendidos 283 quilos de pescados das espécies pacu, pintado, cachara, jaú e barbado; oito barcos de alumínio; nove motores de popa; dois barcos de madeira; um veículo; seis varas de bambu com garatéias (três anzóis fixados um no outro) e três varas de bambu com arpões.

Rio Negro - No fim de janeiro, cerca de mil toneladas de peixes morreram por conta da decoada no Rio Negro, em Aquidauana.

O fenômeno é comum na região do Pantanal. Na decoada, a vegetação local entra em decomposição na seca. Com a chegada da cheia, esse material orgânico, junto com a água em alta temperatura, contribui para diminuir o oxigênio, forçando os peixes a subir à superfície.

Decoada provocou morte de mil toneladas de peixe no Rio Negro em janeiro. (Foto: O Pantaneiro)Decoada provocou morte de mil toneladas de peixe no Rio Negro em janeiro. (Foto: O Pantaneiro)



enquant ñ acabarem cm os rios ñ vão sossegar
 
crislayne gonçalves pereira em 02/09/2012 06:30:10
De qualquer forma, é mesmo uma judiação isso que está ocorrendo...
Fica o alerta da PMA, sempre diligente e incansável, quanto à vulnerabilidade dos peixes e à facilidade de descumprimento da legislação! Consciência, povo!
 
Ana Almeida em 23/03/2011 06:20:07
Decoada tem a ver com "lixiviação", ou melhor dizendo, é o líquido que resulta da filtragem com cinzas, pode deixar a água com pH básico. No caso do pantanal é a palavra é utilizada quando ocorre diminuição do oxigênio dissolvido na água, seja pela decomposição de matéria orgânica resultante da cheia, seja pelo carreamento de cinzas de queimadas ou outros materiais até os rios e lagoas pela chuva. Outros fatores como a temperatura também influenciam nesse processo.
 
Vander Fabrício em 23/03/2011 02:05:54
Concordo com Reginaldo...
O que está mantando é a decomposição de matéria organica...
Só lembrando que nesta area não tem pasto...
 
Nazil de Campos em 22/03/2011 09:30:23
Nao, na realidade o termo decoada, provem de uma corruptela da palavra inadequada, isto ocorre devido nao a venenos aplicados pelo homem mas sim pela decomposicao de materia organica existente nas margens dos cursos de agua, que com as cheias ficam submersas e apodrecem, consumindo neste processo oxigenio dissolvido, o que deixa a agua inadequada "decoada"
 
Reginaldo Faleiros em 22/03/2011 04:59:17
O que esta matando os peixes é veneno, as ervas invasoras de pastos são controladas com venenos poderosos, contaminando o solo e o lençol freatico. Não existe fiscalização e os culpados só querem ver o pasto bonito.
 
Davi Leal em 22/03/2011 04:46:48
Eles estão morrendo devido aos venenos que estão sobre a terra, e com a chuvarada esse veneno vai para os rios,
o que será de nós? nós mesmo estamos destruindo a terra...
Esses venenos são das lavouras, que além de tudo esta deixando a população obesa!!!
O planeta clama por socorro!!!
 
vania Alves Correa em 22/03/2011 03:06:21
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions