ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

CMO tenta por fim a polêmica sobre desmatamento em área militar na Capital

Luciana Brazil | 11/03/2014 13:48
Reunião tenta acabar com polêmica sobre área militar. (Foto:Marcos Ermínio)
Reunião tenta acabar com polêmica sobre área militar. (Foto:Marcos Ermínio)

Por causa da polêmica em torno do desmatamento de 18 hectares de mata de uma área militar no CMO (Comando Militar do Oeste), em Campo Grande, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, reuniu na manhã de hoje (11) entidades e instituições na tentativa de “clarear” as questões sobre a retirada da vegetação. Ambientalistas chegaram a classificar que o Exército estava destruindo o "pulmão" da Capital.

Além do presidente da Comissão, o vereador Eduardo Romero (PtdoB), estiveram presentes representantes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), do CMO e também do Fórum de Meio Ambiente.

A supressão da vegetação já teve início. No local será construída a sede nacional do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fonteira), um sistema de vigilância de fronteira do Exército Brasileiro.

A obra gerou polêmica e entidades ambientalistas chegaram a afirmar que o Exército deveria apresentar licenças municipais antes de iniciar a retirada da mata. O coordenador do Fórum de Meio Ambiente, Haroldo Borralho, chegou a citar  a necessidade das licenças concedidas pela prefeitura, respaldadas por resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Porém, o coordenador do Núcleo Ambiental do Ibama de Mato Grosso do Sul, o analista ambiental Reginaldo Yamaciro, afirmou hoje pela manhã que o Ibama é o único órgão competente para analisar o empreendimento militar.

“A lei complementar 140 de 2011, uma lei federal, determina as competências de cada órgão. O Ibama é responsável por empreendimentos militares”, explica.

A mata foi retirada, conforme Reginaldo, de fora para dentro, para obrigar a fauna adentrar na mata, ao invés de ser levada às áreas urbanas. Segundo ele, a supressão da vegetação foi autorizada e a Licença de Instalação também já foi concedida. 

"Não se trata de uma área de preservação, é uma vegetação primária", disse Reginaldo sobre os 18 hectares.

A chefe da Divisão de Fiscalização e Licenciamento Ambiental da Semadur, Nícia Maria Machado Ferreira, garantiu que a Secretaria só acompanha o processo, já que o Ibama é o órgão competente pelos trâmites. “Verificamos que o processo seria feito pelo Ibama”.

Conforme a Planurb, o Exército precisa ainda apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança, exigido nestes casos. A partir deste estudo, o Instituto emite a GDU (Guia de Diretrizes Urbanísticas) que vai direcionar e estabelecer medidas de atuação.

“Esse estudo mostra se haverá impacto, se haverá alteração significativa na área”, explicou a chefe da Divisão de Saneamento Ambiental e Educação da Planurb, Laís Berro.

De acordo com a Lei de Ordenamento e Uso de Ocupação do Solo, a prefeitura concordou com a supressão. Porém, faltam alguns pendências, que segundo Laís, estão todas dentro do prazo.

A representante da OAB, Helena Clara Kaplan, frisou que não há motivos para a polêmica. "Está tudo absolutamente legal".

Conforme o tenente coronel, Francisco Eduardo Lima, os cuidados do Exército com o meio ambiente fogem da "normalidade". "O Exército tem características especiais com a preservação ambiental, e neste caso, os ciuidados estão sendo redobrados".

Nos siga no Google Notícias