ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Com calor acima de 30ºC, MS registrou pior índice de umidade do ano

Aline dos Santos | 10/03/2012 11:00

Em Sidrolândia, a umidade caiu a 16%; índice é comparável ao clima de deserto

Beber mais líquidos é uma das dicas para enfrentar tempo seco. (Foto: João Garrigó)
Beber mais líquidos é uma das dicas para enfrentar tempo seco. (Foto: João Garrigó)

Com um fim de Verão marcado por pouca chuva e altas temperaturas, Mato Grosso do Sul registrou ontem a menor unidade relativa do ar deste ano. Em Sidrolândia, a umidade caiu a 16%. O índice é comparável ao clima de deserto, onde, durante o dia, a umidade chega a 13%, com temperatura na casa dos 50ºC.

Ontem, os índices abaixo dos 60% recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) foram registrados em boa parte dos municípios do Estado. “Essa situação é verificada em toda a região Central de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Maracaju, Sidrolândia, Terenos”, afirma o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abraão.

Em Campo Grande, a umidade caiu a 18%, enquanto os termômetros chegaram a 35ºC. Em Dourados, a sexta-feira, teve umidade relativa do ar de 19%, com calor de 34ºC.

A umidade relativa do ar abaixo dos 20% os termômetros marcando acima de 30ºC afetam a saúde das pessoas. Neste período, também aumenta a intensidade dos raios ultravioletas. Os cuidados incluem uso de filtro solar, aumento na ingestão de água e umidificação de ambientes com aparelhos ou toalhas molhadas.

Conforme o meteorologista, há previsão de chuva para a próxima semana. O Outono começa no próximo dia 20. O tempo quente e seco é totalmente oposto ao registrado em Mato Grosso do Sul no fim do Verão do ano passado.

Em 12 de março de 2011, o ministro da Integração Nacional veio ao Estado para avaliar os danos das enchentes. As águas invadiram Aquidauana, Coxim, Paranaíba e a região pantaneira.

Nos siga no Google Notícias