ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Com fiscalização 24h em cachoeiras, piracema começa hoje em MS

Caroline Maldonado | 05/11/2015 08:43
Postos têm policiais 24 horas (Foto: Divulgação/PMA)
Postos têm policiais 24 horas (Foto: Divulgação/PMA)

Começou hoje (5), o período de defeso para a proteção da piracema, tempo em que a maioria das espécies de peixes das duas bacias de Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai, se reproduzem. A pesca fica proibida nos rios e córregos do Estado até o dia 28 de fevereiro de 2016. A PMA (Polícia Militar Ambiental) montou postos fixos com policiais 24 horas, nos locais mais vulneráveis à pesca predatória, que são as cachoeiras e corredeiras.

A fiscalização tem 338 policiais, que ficam em 25 subunidades, em 18 municípios. Eles já trabalham desde o dia 1º de outubro, na operação pré-piracema. O objetivo é manter os peixes vivos nos rios para que possam se reproduzir.

Conforme a PMA, os cardumes precisam que a água atinja uma vazão para que possam continuar a subida e por isso seguem para as corredeiras e cachoeiras. É aí que os peixes ficam vulneráveis e tornam-se presas fáceis para pescadores, que retirariam facilmente grandes quantidades usando petrechos proibidos de malha, como redes e tarrafas.

A polícia montou postos em cachoeiras de Água Clara, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Aquidauana, Coxim, Miranda, Amambai e Porto Murtinho; além do Parque Estadual Várzeas do Ivinhema, em Jateí.

Como na operação anterior, nesta piracema, há fiscalização em Posto Itinerante, uma lancha de grande porte adquirida em parceria com o MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura). A fiscalização preventiva e repressiva ocorre, especialmente, na área de fronteira com o Paraguai e Bolívia, tanto no Rio Paraguai, como no Rio Apa.

Segundo a PMA, o combate a pesca predatória nas áreas fronteiriças é complicado, porque mesmo com legislação semelhante à brasileira, os países fronteiriços não exercem fiscalização efetiva e adequada. Os pescadores fogem rapidamente ao avistarem os policiais brasileiros, que não podem adentrar o outro país.

Nos siga no Google Notícias