A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Outubro de 2014

26/11/2012 17:42

Com imagens de corte de ipê em mãos, delegada pede perícia

Nícholas Vasconcelos
Suspeita é de que poda do ipê tenha ocorrido para dar visibilidade a painel. (Foto: Simão Nogueira)Suspeita é de que poda do ipê tenha ocorrido para dar visibilidade a painel. (Foto: Simão Nogueira)

A Polícia Civil já recebeu as imagens do circuito de segurança da construtora Plaenge, que flagraram a poda irregular do ipê na rotatória das avenidas Mato Grosso com a Via Parque, em Campo Grande. De acordo com a delegada Rôzeman Geise Rodrigues de Paula, da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), a filmagem mostra uma equipe se aproximando e cortando todos os galhos da árvore.

Veja Mais
Polícia Civil busca testemunhas que viram corte de ipê
Prefeitura pede investigação sobre corte de ipê que gerou protesto

“Vamos encaminhas as imagens para a perícia, para que ela possa identificar que são essas pessoas”, afirmou.
A Polícia já identificou três testemunhas que viram o corte do ipê. Elas devem ser ouvidas a partir desta terça-feira (27) e são consideras fundamentais para ajudar a localizar os autores da poda radical da planta, feita entre a quinta-feira e a sexta-feira da semana passada.

“O próximo passo é pedir um laudo para a Prefeitura para saber qual foi o dano causado para árvore, se ela vai se regenerar”, afirmou a delegada. O corte da árvore não teve autorização da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), o que levou a Prefeitura a registra o boletim de ocorrência.

O acusado ou acusados serão indiciados pelo Artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais, que trata da destruição, danificação ou lesão de plantas em ruas, praças, canteiros e rotatórias. A pena para esse tipo de crime é de 3 meses a um ano de prisão e multa. Também existe a possibilidade que seja apenas cobrada indenização.

Ainda não foi confirmada a suspeita de que o corte tenha ocorrido para dar visibilidade a um painel de LED instalado em frente à rotatória. O proprietário da empresa Led’s Mídia, dona do equipamento nega que tenha sido responsável pelo procedimento.

A poda radical do ipê gerou indignação entre os internautas de Campo Grande e até uma placa foi colocada na rotatória em frente à arvore, como forma de protesto. O cartaz trazia a mensagem de “Aquele outdoor me mutilou. Buzine pela vida!”. O cartaz foi retirado do local pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito) a pedido dos motoristas que reclamaram que a placa estava atrapalhando a visibilidade do trânsito.

 



Aquele painel eletrônico também atrapalha minha visibilidade no trânsito.
 
Gilberto Ramos em 27/11/2012 11:26:47
Não entendo como autorizam um "outdoor" numa rotatória onde o motorista necessita de máxima atenção na condução do veículo. Ele se distrai vendo as imagens, provoca um acidente e como fica a situação? As grandes cidades estão proibindo este tipo de propaganda pois provou-se ser perigosa, está na hora de Campo Grande fazer o mesmo.
 
MAURO MENEZES em 27/11/2012 11:17:17
VAMOS BOICOTAR AS EMPRESAS ANUNCIANTES NAQUELE PAINEL ELETRÔNICO DE ANÚNCIOS, UMA FORMA PACÍFICA E EFICIENTE DE PROTESTO.
 
Felipe Juriati em 27/11/2012 11:03:59
Cade a cidade limpa os autidoor não foram tirado porque estavam deixando a cidade cheia de poluição visual , olhe o tamanho deste tipo de autidoor na av zarhan tem um os motoristas quase batem o carro olhando para ele e colocam um logo na rotatoria isso e um absurdo o pé de IPÉ e tão lindo e magentoso e olhem o que fizeram cortaram para colocar esta placa enorme e ridicula cade o bom senso das pessoas ou isso não gera multa pra ninguem ou o que pagaram cala a boca de todos................................
 
silvana fialho em 27/11/2012 10:26:34
engraçado,agora não se acha o pai da criança será que vieram madereiros de fora pra essa empleitada ou foi cupím! será???
 
valdenir rufino nunes em 27/11/2012 10:25:34
PALHAÇADA, TEM QUE PAGAR MESMO. E RETIRAR O PAINEL DO LOCAL.

INDIGNAÇÃO...
 
ELIZABETE APARECIDA SILVA em 27/11/2012 09:47:26
Na minha opinião, deveria haver pontos específicos para a colocada destes anúncios publicitários. Pois alem de dificultar a visibilidade dos condutores, gera também uma poluição visual.
 
Fabiana Costa em 27/11/2012 09:08:36
Trágico!
 
gabriel lescano em 27/11/2012 09:01:51
Te que fazer uma poda radical no painel agora isso sim.
 
Ricardo Alves em 27/11/2012 08:46:56
teria que ser multado e processado palo crime , ambiental. obrigar esse canalha que praticou isso plantar no minimo cem pes de ipes. so que a justica e cega para os baroes das propagandas, e ainda comta com o apoio desse governador. e uma vergonha .
 
GILberto ferreira de lima em 27/11/2012 08:42:57
Caro Marcos Nogueira,
com todo o respeito, permita discordar de vc. A construção de um viaduto às custas de uma árvore, atenderia perfeitamente o princípio da proporcionalidade, pois visaria contribuir com a mobilidade urbana de CG, péssima por sinal. Agora, outra coisa é o corte de uma árvore PROTEGIDA POR LEI, no único intuito de se fazer chamar a atenção pra um outdoor de determinada empresa.Privilegiou-se o interesse pessoal às custas do meio ambiente, direito de todos na feliz expressão da Constituição Federal.
Portanto, do mesmo jeito que criminoso é condenado por homicídio sem se achar o corpo, o dono do outdooor pode até dizer q não foi ele, todavia, todas as evidências apontam que sim. De minha parte farei o seguinte,td que for anunciado nele,eu não comprarei. Manifesto pessoal.
 
Demis Guedes em 27/11/2012 08:42:16
Sinto dor no coração ao passar pela rotatóriada Av. Mato Grosso, será que um painel de LED, tem mais valor para o meio hambiente do que o lindo ipê. Tem mais é que processar esses delinquentes que fizeram essa pode radical.
Tem uma árvore imensa en uma casa em frete da minha casa, quase caindo em cima do meu portão, quando chove forte ele inclina para a direção da minha casa e costuma apagar a luz por causa dos fios, fiz a solicitação na Prefeitura para corte ou uma poda como a do Ipê, faz 5 anos, não fui atendida, quem ficar sabendo quem foi os delinquentes que cortaram o Ipê, por favor me avisa no 3318-1483.
 
Cleonice Bueno em 27/11/2012 08:18:00
isso e uma vergonha porque como puniçao tiram esse painel pois vai ficar marcado para sempre a tecnologia vence a natureza ate quando gente isso vai virar um deserto de pedras
 
claudemir andrade em 26/11/2012 22:53:23
Minha vontade é explodir esse painel horroroso. É claro que foi por causa desse painel ridículo que cortaram a coitada da árvore. Por qual outro motivo seria? Quem mais seria beneficiado com essa poda?? Espero que identifique os criminosos e que eles tenham uma punição exemplar. É muito desmando nessa cidde viu. Muita gente se achando acima da lei.
 
Alexsandra Oliveira em 26/11/2012 21:29:47
E se construirem o viaduto naquele local como querem, como vai ficar esta arvore???
 
Marcos Nogueira em 26/11/2012 20:26:30
Agora que perceberam que esses canais de propaganda dificultam a visibilidade de nós motoristas? Passem anoite na Av: Mato Grosso com a Ceara, ou na Afonso Pena... É preciso um corte de Arvore ou ausêcias de vidas para verificar que esses tipos de publicidade agride nós motoristas...