ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Com imagens de corte de ipê em mãos, delegada pede perícia

Nícholas Vasconcelos | 26/11/2012 17:42
Suspeita é de que poda do ipê tenha ocorrido para dar visibilidade a painel. (Foto: Simão Nogueira)
Suspeita é de que poda do ipê tenha ocorrido para dar visibilidade a painel. (Foto: Simão Nogueira)

A Polícia Civil já recebeu as imagens do circuito de segurança da construtora Plaenge, que flagraram a poda irregular do ipê na rotatória das avenidas Mato Grosso com a Via Parque, em Campo Grande. De acordo com a delegada Rôzeman Geise Rodrigues de Paula, da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), a filmagem mostra uma equipe se aproximando e cortando todos os galhos da árvore.

“Vamos encaminhas as imagens para a perícia, para que ela possa identificar que são essas pessoas”, afirmou.
A Polícia já identificou três testemunhas que viram o corte do ipê. Elas devem ser ouvidas a partir desta terça-feira (27) e são consideras fundamentais para ajudar a localizar os autores da poda radical da planta, feita entre a quinta-feira e a sexta-feira da semana passada.

“O próximo passo é pedir um laudo para a Prefeitura para saber qual foi o dano causado para árvore, se ela vai se regenerar”, afirmou a delegada. O corte da árvore não teve autorização da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), o que levou a Prefeitura a registra o boletim de ocorrência.

O acusado ou acusados serão indiciados pelo Artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais, que trata da destruição, danificação ou lesão de plantas em ruas, praças, canteiros e rotatórias. A pena para esse tipo de crime é de 3 meses a um ano de prisão e multa. Também existe a possibilidade que seja apenas cobrada indenização.

Ainda não foi confirmada a suspeita de que o corte tenha ocorrido para dar visibilidade a um painel de LED instalado em frente à rotatória. O proprietário da empresa Led’s Mídia, dona do equipamento nega que tenha sido responsável pelo procedimento.

A poda radical do ipê gerou indignação entre os internautas de Campo Grande e até uma placa foi colocada na rotatória em frente à arvore, como forma de protesto. O cartaz trazia a mensagem de “Aquele outdoor me mutilou. Buzine pela vida!”. O cartaz foi retirado do local pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito) a pedido dos motoristas que reclamaram que a placa estava atrapalhando a visibilidade do trânsito.

Nos siga no Google Notícias