A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

06/07/2013 08:34

Com latões lotados, servidores do Parque cobram coleta diária de lixo

Ângela Kempfer
Lixo deveria ser recolhido diariamente, mas caminhões só passam 3 vezes em 7 dias, reclamam servidores.Lixo deveria ser recolhido diariamente, mas caminhões só passam 3 vezes em 7 dias, reclamam servidores.

Servidores do Parque dos Poderes cobram da prefeitura a coleta diária de lixo na região. Segundo eles, apesar de isso já ser regra, os caminhões só têm passado 3 dias da semana, apesar da grande quantidade de sacos depositados diariamente pelas secretarias e outros órgãos públicos.

Veja Mais
Temporal com chuva de 30 milímetros e vento forte alaga ruas de Dourados
Corpo de bombeiros trabalha em alerta para chuva e novos estragos

Pessoas que trabalham no local dizem que a situação fica ainda pior aos sábados e domingos, porque os latões ficam cheios na sexta e só são esvaziados na segunda-feira.

Além do entulho que acaba entupindo os bueiros em dias de chuva, há também a preocupação com os animais que vivem na reserva ecológica do Parque dos Poderes.

Como a comida é farta nas lixeiras, muitos se arriscam entre os carros para se alimentar. Alguns são atropelados ao tentar atravessar a rua para chegar até os sacos com restos espalhados pelos sacos de lixo.

"Não tem outro jeito. Eles precisam se alimentar. O problema é que é muito perigoso que eles fiquem atravessando essas vias", diz o motorista Waldomiro Ajala, de 50 anos, que trabalha na Secretaria de Obras.

Para Fernanda Guimarães, de 19, os animais já estão acostumados. " Todos os dias as lixeiras ficam cheias, principalmente de restos de comida. Eles já sabem que vão encontrar alimentos lá. Por isso, vão todos os dias". 

"Eles se concentram bastante em uma árvore de amora que tem aqui na região do parque. Estão sempre em busca de algo para se alimentar", diz a auxiliar administrativa, Lucielle Bureman, de 18 anos.

O coordenador do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Elson Borges, diz que o problema com as lixeiras já é frequente. Segundo ele, os andarilhos e catadores de reciclável acabam esparramando o lixo, o que chama a atenção dos animais.

"A prefeitura do Parque dos Poderes monitora para que o lixo seja recolhido todos os dias. Algumas secretarias colocaram até grades e só depositam material orgânico em caixas fechadas. O problema é que os catadores deixam as sacolas abertas", explica.

 




Agora por outro lado, o Pq está uma fazenda sem capataz...deveria ser muito melhor, se bem zelado poderia ser um ponto turístico. Há duas semanas, fui ao Parque levar meu primo de Curitiba para conhecer o local, o mesmo achou um desleixo total, lixos espalhados, calçadas danificadas e sem vida (falta flores e plantas ornamentais). A reserva é linda, mas ficaria melhor com boa manutenção no Parque. As pessoas poderiam fazer caminhada em TODA região e transitar a pé de um órgão ao outro. Afinal, a avenida onde fica a creche e a outra onde fica o comando e o TRE é um lixo.
O estado e o município precisam valorizar mais os Biólogos, até porque estamos no estado onde existe uma das maiores reserva ecológica (pantanal) do mundo, começando que SECRETÁRIO do meio ambiente tem que ser Biólogo.
 
Neyde de Oliveira em 06/07/2013 12:21:11
Na realidade, é um conjunto de falhas. Os orgãos competentes não fazem sua parte e as pessoas acostumaram a alimentar os animais com comidas, seje resto ou não.
o correto, seria os animais alimentarem com frutos da época, mas estão devastando a reserva com construção de condomínios e construções públicas(ex. as obras próximas ao TRE e ao Forum da Justiça Federal), ficando os bichinhos sem muita opção. Acho que faz-se necessário, um estudo com especialistas na área(Biólogos, veterinários...), para encontrar um solução, onde os animais connseguissem alimentar-se sem atravessar as avenidas. Vou arriscar uma idéia dentro da minha ignorância, porque não estabelecer um local dentro da mata, onde fosse colocado frutas em abund6ancia, com certeza os funcionários do Pq fariam doação ao CRAS.
 
Neyde de Oliveira em 06/07/2013 11:28:03
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions