ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Com temperatura de 2 graus, região tem geada pelo segundo dia seguido

Também geou em Rio Brilhante, onde o frio foi de menos de 1 grau durante a madrugada desta segunda-feira

Helio de Freitas, de Dourados | 13/06/2016 07:47
Termômetro na Hayel Bon Faker marcava 5 graus às 6h20 desta segunda (Foto: Helio de Freitas)
Termômetro na Hayel Bon Faker marcava 5 graus às 6h20 desta segunda (Foto: Helio de Freitas)
Geada cobre vegetação em parque de Dourados pelo segundo dia consecutivo (Foto: A. Frota)
Geada cobre vegetação em parque de Dourados pelo segundo dia consecutivo (Foto: A. Frota)

Pelo segundo dia consecutivo geou na região de Dourados, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. A temperatura mais baixa nesta segunda-feira (13) foi registrada no município de Rio Brilhante, a 160 km de Campo Grande, onde fez menos de 1 grau.

Em Dourados, a mínima de 2 graus – a menor temperatura deste ano na cidade – foi registrada às 6h28 na estação agrometeorológica da Embrapa, que fica ao sul do município, em local onde o frio costuma ser mais intenso. No mesmo horário, o termômetro instalado na Avenida Hayel Bon Faker, no Jardim Água Boa, registrava 5 graus.

A madrugada gelada em Dourados teve temperatura máxima de 5,9 graus à 1h14. Ontem, a menor temperatura na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul foi de 2,3 graus às 6h41 e a maior, de 18,3, às 14h48.

Geada – Conforme a Embrapa, que já tinha emitido alerta de ocorrência de geada em Dourados e Rio Brilhante, em média, quando a temperatura mínima no abrigo meteorológico atinge de 3 a 4ºC, a temperatura na superfície situa-se em torno de 0ºC.

A possibilidade de ocorrência e a intensidade das geadas são estabelecidas a partir da temperatura mínima do ar no abrigo meteorológico. “Deve-se ressaltar que vários outros fatores, além da temperatura, influenciam a ocorrência de geadas, como a topografia e a exposição do terreno, ou seja, baixadas e áreas voltadas para o sul são mais sujeitas à formação de geadas”, segundo a Embrapa.

No município de Rio Brilhante, a menor temperatura de 2016 foi registrada pela Embrapa Agropecuária Oeste foi de 0,8 grau às 4h44. A máxima, de 4,2 graus, ocorreu à 0h22.

Nos siga no Google Notícias