ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

Conama discute normas de destinação de óleo lubrificante na Capital

Vinícius Squinelo | 12/09/2011 19:01

Os integrantes do GPM (Grupo de Monitoramento Permanente) da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 362/2005, que trata da destinação correta do óleo lubrificante usado e contaminado, estão em Campo Grande para discutir as formas de disseminação das informações contidas na resolução. O encontro do GMP teve início nesta segunda-feira na Fiems (Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul) e reuniu empresários, ambientalistas, representantes sindicais e de associações ligadas ao setor do óleo lubrificante.

Paralelamente à reunião do GMP, nesta terça-feira, acontece a Audiência Pública Nacional de Resíduos Sólidos que será realizada no auditório Manoel de Barros do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

As discussões vão ser importantes, segundo o secretário municipal da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, a fim de preparar Campo Grande para a primeira audiência pública que trará o debate do Plano Municipal de Resíduo Sólido.

O Grupo foi recepcionado pelo secretário Cristaldo que falou sobre a Política Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos da capital e os avanços obtidos na fiscalização das fontes geradoras e usuários do produto. De acordo com Cristaldo, a Política de Resíduos Sólidos inclui a destinação do óleo lubrificante, considerado resíduo perigoso por apresentar toxicidade. “Para que haja destinação correta - em prejuízo para o meio ambiente - buscamos também incentivar empresas de rerrefino (que atuam no reaproveitamento do óleo lubrificante) virem para Campo Grande com o Prodes (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social).

Nos siga no Google Notícias