ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Condomínios que despejam esgoto no Sóter ganham prazo para se regularizar

Jorge Almoas | 28/12/2010 15:18

Ministério Público se reúne em janeiro para definir data

Técnicos da Águas Guariroba constataram despejo de esgoto no leito do córrego, o que infringe leis ambientais (Foto: João Garrigó)
Técnicos da Águas Guariroba constataram despejo de esgoto no leito do córrego, o que infringe leis ambientais (Foto: João Garrigó)

A Promotoria do Meio Ambiente se reúne no início de 2011 com os responsáveis pelos condomínios Golden Gate e Portal Itayara, no Carandá Bosque, para acertar o prazo de regularização sobre o tratamento de esgoto do condomínio. Os dois condomínios foram alvo de denúncias divulgadas pelo Campo Grande News sobre o despejo de esgoto direto no córrego Sóter.

De acordo com o promotor Alexandre Raslan, responsável pelo inquérito aberto para apurar as denúncias, o fato dos condomínios despejar o esgoto, ainda que tratado, infringe a legislação nos níveis federal, estadual e municipal.

“A estação própria foi feita em uma época que permitia tal situação por uma questão cultural. Mas agora é indispensável que os condomínios façam a ligação com a rede de esgoto. Não há como não se ligar”, disse Raslan.

Pela Lei Municipal n° 1.866, de 31 anos atrás, o uso de fossas só será permitido em locais que não são servidos pela rede de esgoto. Outra lei de 1992 obriga que toda edificação seja ligada à rede pública de esgoto.

Mais recentes, a lei estadual n° 2.263, de 2001, determina que os usuários dos serviços de água e esgotamento sanitário devem estar conectados com a rede coletora. Por fim, a lei federal de 2007, com as diretrizes nacionais para o saneamento básico, também impõe a obrigatoriedade da ligação com o sistema de esgotamento.

“É mais que evidente a necessidade de regularizar a situação dos condomínios, com enfoque na diminuição e o término deste prejuízo ao meio ambiente”, complementa o promotor.

O inquérito sobre o despejo de esgoto no Sóter foi aberto em 16 de novembro de 2010. No entanto, denúncias no primeiro semestre do ano apontavam a situação desconfortável que a população da região sofria. Por conta do calor, o cheiro do esgoto jogado no leito do córrego ficava mais evidente no final da tarde.

Em julho, equipes da Águas Guariroba e fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) realizaram a primeira vistoria na rede que coleta o esgoto.

No inquérito do Ministério Público, duas técnicas da Semadur fizeram em outubro um estudo mais detalhado do problema, destacando que ambos os condomínios – Golden Gate e Itayara Park – não possuem licença ambiental para exercer serviços de tratamento de esgoto.

O processo contém documentos da Decat (Delegacia de Crimes Ambientais), Águas Guariroba, OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de MS), além do Conselho Municipal do Meio Ambiente, que fez a denúncia.

Em sua defesa, a administração do condomínio Golden Gate afirma que já solicitou a licença ambiental junto à prefeitura, mas que os documentos ficaram retidos com a antiga Sanesul, antes do desmembramento e criação da Águas Guariroba.

O promotor do Meio Ambiente adiantou ao Campo Grande News que espera que os condomínios se regularizem. “É preciso haver conscientização”. Caso não seja cumprido o prazo a ser definido, cabe abertura de Ação Civil Pública contra os condomínios.

Nos siga no Google Notícias