ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Condutores abusam da velocidade e quatis e capivaras são atropelados

Liana Feitosa | 20/07/2015 12:18
Quatis foram encontrados mortos no Parque dos Poderes. (Foto: Marcos Ermínio)
Quatis foram encontrados mortos no Parque dos Poderes. (Foto: Marcos Ermínio)

Dois quatis e duas capivaras foram encontrados mortos na manhã desta segunda-feira (20), em locais conhecidos pela grande concentração de animais silvestres, em Campo Grande. Quem passou pelas proximidades do Lago do Amor, no bairro Ipiranga e o Parque dos Poderes, próximos à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), se deparou com os animais mortos.

De acordo com o major da PMA (Polícia Militar Ambiental), Edmilson Queiroz, é comum animais silvestres serem vítimas de atropelamento nas ruas da Capital. "Campo Grande tem diversas reservas florestais e fragmentos de reservas dentro de sua área urbana", explica.

"Os quatis vivem no Parque das Nações Indígenas e na Mata do Segredo. Eles também frequentam as partes de florestas das secretarias de governo no Parque dos Poderes, então estão sempre atravessando as ruas", amplia o major.

De acordo com ele, mesmo com proteções em volta das matas e sinalização nas vias, muitas pessoas abusam da velocidade e acabam causando acidentes que poderiam ser evitados.

"Às vezes o acidente é inevitável porque temos também os vários parques lineares. Nesses espaços foram preservadas as matas ciliares e brejos, com fauna bastante grande, só que nas pistas que cortam esses parques existe velocidade um pouco maior nas vias, o que aumentam as chances de atropelamentos", analisa o policial militar.

Capivaras foram atropeladas ao lado do Lago do Amor, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Capivaras foram atropeladas ao lado do Lago do Amor, em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

Segundo a PMA, não existem números oficiais que apontam a quantidade de animais silvestres mortos nas ruas de Campo Grande, mas "como temos essa convivência com a fauna, sempre ocorrem esses problemas", considera o major.

A saída é sempre diminuir a velocidade do veículo ao passar por áreas próximas a matas. O cuidado e atenção reduzem o número de acidentes.

Os quatis atropelados no Parque dos Poderes já foram recolhidos pela PMA e serão empalhados, segundo Queiroz. "Empalhamos e levamos às escolas, para usarmos em apresentações e oficinas em que discutimos o tema fauna com as crianças, que são futuros condutores. Falamos sobre a convivência humana com a fauna, os cuidados para evitar atropelamentos e a importância da preservação", finaliza.

Nos siga no Google Notícias