ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Fórum mostra como saberes de povos tradicionais ajudam a conservar o Pantanal

Edmir Conceição* | 22/09/2011 10:46
Ribeirinhos no porto São Pedro. (Foto: Cristhiane Amâncio)
Ribeirinhos no porto São Pedro. (Foto: Cristhiane Amâncio)

Acontece nos dias 25 e 26 de outubro, em Corumbá, o 1º Fórum Povos Tradicionais do Pantanal de Mato Grosso do Sul – os saberes tradicionais e a conservação do Pantanal. O evento é uma promoção do Ministério Público Federal, Embrapa Pantanal e Missão Salesiana de Santa Tereza. Cerca de 250 pessoas devem participar.

O objetivo do fórum é criar um ambiente propício à auto-organização das comunidades que vivem no Pantanal, buscando a coordenação das diversas lideranças na discussão e superação dos problemas comuns que enfrentam.

No primeiro dia, a programação começa às 19h, com a palestra "Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil Contemporâneo", realizada pelo professor Alfredo Wagner Berno de Almeida, da Universidade Federal do Amazonas. O mediador será o subprocurador geral da República, Aurélio Rios.

No dia 26, a programação será retomada às 8h, com as seguintes palestras: "Os desafios da etnoconservação no Pantanal de Mato Grosso do Sul", com Wilson Rocha Assis - procurador da República; "Diversidade cultura e povos tradicionais no Pantanal de MS – os desafios da sustentabilidade e a valorização dos saberes tradicionais como reconhecimento de direitos", com

Antonio Urquiza, professor de antropologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e coordenador do programa Rede Saberes.

Ainda pela manhã acontecem as palestras "Vale (Des)Encantado: trabalho feminino e estratégias de resistência na Comunidade de Antonio Maria Coelho",com a pesquisadora Aldalgiza Campolin, da Embrapa Pantanal; "Pantaneiros-cidadãos: diferentes formas de reprodução social - Populações tradicionais e uso dos recursos naturais pelos povos ribeirinhos", com a pesquisadora Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio, da Embrapa Agrobiologia.

No período da tarde, a programação será retomada às 13h30, com as palestras "Experiência da educação no Pantanal", com o professor Gilson Lima Domingos, da Secretaria Municipal de Educação e Ecoa; e "Comunidades Tradicionais no Pantanal e Unidades de Conservação - Trilhando caminhos possíveis", com Fernando Franscisco Xavier, representante regional do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais do ICMBio.

A partir das 18h haverá relatos de experiências dos representantes de povos tradicionais presentes e a plenária final. A programação será encerrada com uma apresentação cultural.

Paralelamente ao fórum, acontecerá o Encontro das Crianças do Pantanal, espaço lúdico destinado à livre expressão das crianças e jovens que vivem no Pantanal, com prática de esportes, pintura, música e desenvolvimento de audiovisual sobre suas percepções da natureza, anseios e perspectivas de futuro.

"O encontro é de fundamental importância pelo papel do homem na preservação do Pantanal, a importância das comunidades tradicionais e de seus saberes para o equilíbrio ecológico desse patrimônio que está aqui a nossa frente", disse a pesquisadora Sandra Mara Crispim, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ela faz parte da comissão organizadora.

Toda a programação acontecerá na Faculdade Salesiana de Santa Tereza, em Corumbá. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site www.cpap.embrapa.br/forum. O evento tem o apoio das Prefeituras de Corumbá e de Ladário, além do Exército Brasileiro.

(*) Com informações da Área de Comunicação e Negócios-ACN/Embrapa Pantanal

(

Nos siga no Google Notícias