ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Contra reabertura, MPT faz vistoria no lixão, aterro e usina de triagem

Aline dos Santos e Luciana Brazil | 16/01/2013 11:06
Técnico faz registro fotográfico para relatório do MPT. (Foto: Pedro Peralta)
Técnico faz registro fotográfico para relatório do MPT. (Foto: Pedro Peralta)

Técnicos do MPT (Ministério Público do Trabalho) fizeram vistoria hoje no lixão de Campo Grande, reaberto ontem por decisão judicial, aterro sanitário e UTR (Usina de Triagem). Os dois servidores fizeram fotos e conversaram com os catadores. O relatório da inspeção vai ficar pronto em 15 dias, sendo entregue a procurador Paulo Douglas Almeida de Moraes.

O MPT é contra o funcionamento do lixão, fechado em dezembro de 2012 após 28 anos em operação. Em nota, o procurador enfatiza que um menino morreu no local em 2011. “Com essa decisão, a justiça acaba ignorando o fato de que embora as pessoas necessitem do lixão, com o trabalho nessas condições, elas estão abrindo mão da sua saúde e da sua dignidade”, afirma o procurador na nota. Ele vai recorrer para que o processo tramite na Justiça do Trabalho.

A vistoria foi acompanhada pelo titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Semy Ferraz, o suplente Marcos Alex (PT), que toma posse amanhã como vereador, e o superintendente técnico do consórcio CG Solurb, Élcio Terra. O consórcio venceu licitação e vai receber R$ 1,3 bilhão da prefeitura em 25 anos para gestão de resíduos sólidos.

Segundo Semy, a preocupação é de que o lixão volte a ser fechado. O secretário alega que há questão social, os catadores não tem fonte de renda porque a usina ainda não foi concluída, e questão ambiental. Sem triagem, o lixo segue todo para o aterro, reduzindo sua vida útil.

A liberação provisória do lixão é até o término da obra da usina. A Prefeitura quer que o consórcio conclua a usina. A obra restante contempla 3 mil metros quadrados. Mas o representante da CG Solurb foi enfático. “A obra é da prefeitura”, afirma Élcio Terra.

Ainda de acordo com o titular da Seintrha, o poder público vai decidir em 15 dias se readequa o contrato ou cancela, abrindo nova licitação. Segundo Semy, o poder público corre risco de arcar com indenização a empresa que não pôde participar da concorrência. “A Vega pediu idenização de R$ 250 milhões”, afirma. A empresa fez a coleta do lixo em Campo Grande por 24 anos. O contrato foi encerrado em 2005.

Queixas – Os catadores não têm acesso à montanha de detritos do lixão. O descarte dos caminhões de coleta é feito em um terreno, denominado zona de transição, e depois o material vai para o aterro. Os catadores reclamam do novo horário de funcionamento: das 8h às 18h, de segunda-feira a sábado. Porém, o funcionamento 24 horas é descartado. Já o período para venda dos materiais recicláveis deve ser ampliada.

A CG Solurb vai fornecer luvas para os catadores e colocar banheiros químicos. Os trabalhadores questionaram que não há material de coleta para todos na usina, que recebe a coleta seletiva, em torno de 7 a 9 toneladas. Conforme Elcio Terra, a coleta seletiva deve ser ampliada dentro de quatro anos.

Nos siga no Google Notícias