A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

01/11/2012 11:32

Corte de ipê de 50 anos provoca comoção em Campo Grande

Paula Vitorino e Danúbia Burema
Corte de árvore continua normalmente nesta manhã. (Foto: Pedro Peralta)Corte de árvore continua normalmente nesta manhã. (Foto: Pedro Peralta)

Pela rede social, internautas estão tentando impedir a derrubada de um imponente ipê amarelo no cruzamento da Avenida Mato Grosso com a Via Parque, em Campo Grande. A árvore deve ser cortada para a construção de um hotel de luxo, da rede Deville.

Veja Mais
Hotel diz que fez estudos para manter ipê, mas não foi possível
Tempestade e fortes ventos devem atingir MS nesta quarta, alerta instituto

Uma foto mostrando o início da poda foi postada ontem no Facebook pelo internauta Wilame Morais e ganhou o apoio de pelo menos 291 pessoas, que compartilharam a foto.

Os internautas querem impedir a retirada da árvore, que segundo eles, tem mais de 50 anos. Eles pedem que a empresa concilie o projeto com a permanência do ipê – como já foi feito em outras construções com árvores históricas no terreno.

“Eu entrei em contato com a empresa e não tive nenhum retorno, então, resolvi tentar mobilizar pelas redes sociais e pela imprensa. O local já tem a autorização para o corte, mas com a mobilização das pessoas esperamos conseguir mudar isso”, diz o publicitário.

Ele trabalha perto do local e diz que o ipê faz parte da paisagem do local. O publicitário também frisa que não é contra a “vinda do hotel, mas que eles poderiam adequar o projeto sustentavelmente”.

Laura compadre, de 35 anos, que trabalha em local vizinho, acha que “não deveria derrubar nada, sou a favor de se plantar”.

Hoje à tarde os trabalhos para a derrubada continuam normalmente com a poda dos galhos. A empresa tem autorização da Prefeitura para o corte.

A reportagem entrou em contato com o hotel, que informou que em contrapartida a derrubada da árvore a empresa irá plantar 50 mudas de ipês ao longo da avenida Mato Grosso. 




Pessoal a arvore ja foi cotada com a licença da prefeitura.
Parem de perturbar.
É fácil ser ambientalista na propriedade dos outros.
Pensem bem esse hotel vai gerar mais de cem vagas de emprego
espero que essas pessoas que estão falando mal do empreendimento não levem o cúrrículo lá.
 
antonio queiroz em 03/11/2012 15:55:14
Tenho varias fotos desse ipê que não é amarelo...e sim ipê rosaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
 
nilton moreira em 01/11/2012 23:31:48
É SEMPRE ASSIM, O INTERESSE DO CAPITALISMO VAI VENCENDO, E O VERDE VAI SUMINDO, ESTA ARVORE É PATRIMONIO PUBLICO E CULTURAL DA REGIÃO, NÃO ADIANTA PLANTAR MAIS 50.... TEMOS QUASE TODAS AS NOSSAS ARVORES DE 50 A 100 ANOS SENDO RETIRADAS, OU PARA CONSTRUIR, OU POR MAUS TRATOS.... ISTO É MUITO SÉRIO.....
 
MARIO ROQUE em 01/11/2012 23:31:41
Isso é exemplo de como o dinheiro fala mais alto, é mais fácil cortar umaarvore de 50 anos para construir um prédio do que algum arquiteto competente apresentar um projeto com consciência ambiental agregando a àrvore ao tal "prédio de luxo", e falta també as pessoas mais consciencia ambiental se soubesse de tal fato não compraria nem me hospedaria num empreendimento que não respeita a sustentabilidade do planeta! é um exemplo também de como a secretária ambiental libera essa poda, que eu saiba o IPE é uma arvore preservada, que embora tenha que ser plantada cincoenta outras , não deveria ser cortada! aff....
 
sandra lima em 01/11/2012 23:00:58
pessoal o que importa como sempre é o capital, eles num estao nem um pouco preocupados se tem 50, 100, 500 anos, o é negocio, o capital...
 
carlos augusto em 01/11/2012 21:40:02
Infelizmente o " maldito progresso" faz o ser humano escravo de si mesmo.
Quem imaginou ter que trocar uma casa ,com quintal; pé de mangua, acelorola, etc, por um apto ? E pagando condominio? GRande inteligência !!!!!!!!
Trocaram a feira Central, em plena liberdade na rua, para " atender R$$$$) os interesses da Igreja Universal?
A construção de edificios avança na cidade como doença incurável, troquei SP por MS em razão do " ESPAÇO."," LIBERDADE " andar com pés na terra, sem pagar condominio, não ter vizinho em cima ,ou em baixo, mas infelizmente e hoje fico triste ao ver os espaços diminuirem, GRANDE MAIORIA não pensa assim, como afirmado acima a falta do espaço verde, aumenta o CALOR SIM, se é isto que querem então Aplausos !!!
A beleza da natureza está sendo dia a dia, morta !
 
Carlos A Gonçalves em 01/11/2012 21:20:27
É engraçado, os ''grandes'' podem derrubar um Ipê, ou qualquer outra árvore e nada acontece com eles. Vai um cidadão comum derrubar uma árvore que está caindo sobre sua casa pra ver o que acontece......MULTA!!!
 
Simone Neves em 01/11/2012 21:03:25
Eu acho um crime matar uma árvore de 50 anos.É igual matar um ser humano.Em locais evoluídos as pessoas procuram deixar a árvore, mudar o projeto.Mas acho que a culpa é da Prefeitura, que deveria tombar toda árvore nativa como Patrimônio Ecológico...Aqui se corta árvores antigas todo dia..Eu vejo porque planto e sei como é difícil chegar ao porte de muitas..Acho a maior ignorância..PRIMITIVISMO...SELVAGERIA......Deveria ter punição rigorosa para esse tipo de crime...
 
Neide Camargo em 01/11/2012 20:58:18
E muito triste!!!!!!!!e mais nada!!!!!!!
 
Ronaldo Tardim em 01/11/2012 19:50:17
Estou como todos os demais que me antecederam muito triste, pois, fiz até um poema pra esta frondosa arvore, poema esse publicado no meu livro fragmentos de inspiração editado ha alguns anos atrás, gostaria até de publicar o meu poema onde já naquela época tinha esta preocupação, pois, sabia que mais cedo ou mais tarde isso viria ha ocorrer, lamentável........
 
Cacildo manoel inacio em 01/11/2012 19:11:06
O problema não é apenas cortar essa, mais temos visto em Campo Grande muitas e muitas árvores sendo arrancadas e mau tratadas para se construir algo, depois ficam todos se perguntando, por que tá tão quente???
 
Oswaldo Ferreira em 01/11/2012 16:44:03
O problema não é derrubar uma e plantarem 500. O que poucos percebem é que levará 50 anos para florirem como este que será derrubado. O que falta neste povo é coração, infelizmente. Vai chegar o dia que nem mais chorarão ao perderem seus velhos entes, porque, com certeza, dirão que outros nascerão...a cidade de Campo Grande distingue-se por sua flora. E, daqui a uns anos, será cinza, como São Paulo. E as pessoas nem mais se reconhecerão, como os grandes centros belamente construidos e sem alma. Mas só os sensíveis vêem assim. Uma minoria!
 
Jessica. Santos em 01/11/2012 16:36:40
Plantar 50 árvores é fácil, quero ver mante-las vivas por 50 anos.
 
Wilame Morais em 01/11/2012 16:17:41
Há muito Ipê pela cidade inteira. Derrubar um e plantar 50, fazendo um tipo de corredor é muito melhor. Parem de pertubar quem resolve investir na cidade, gerar empregos e renda.
 
Renato Silva Fane em 01/11/2012 14:15:10
É o progresso moçada.... tomara que tenham consciência e plantem outros !!
 
Rogerio Moralles em 01/11/2012 14:13:13
Tomás, tenho que concordar com você! Quanto barulho pra pouca coisa! Ou é falta de serviço ou chatice pura mesmo! Derrubou uma, planta duas e por ai vai! Agora... virar esse alarde todo... pelo amor de Deus viu!
 
Ana Cláudia Duarte Ferreira em 01/11/2012 13:56:45
Árvore, se corte uma e planta três. O povo brasileiro tem mania de não deixar cortar árvore. Só q plantar poucos plantam. Tudo nesta terra terá fim um dia, hoje é o dia desse ipê. precisamos de progresso, vamos em frente.
 
MANOEL GALDINO em 01/11/2012 13:20:41
tira foto e poe na parede e leva para um museu
 
claudinei braz em 01/11/2012 13:15:39
' NOSSA vamos ter que cortar um ype de 50 anos por que senão essa arvore pode matar muitas pessoas... só faltou dizer isto cada coisa que eu vejo em!!!
 
Jefferson Dias em 01/11/2012 12:52:27
´Daqui uns dias a nossa cidade será uma cidade cinza assim como São Paulo. Sem vida, sem árvores, sem pássaros. Construir por construir não passa de um ato desumano e sem sentido. Com tantos lugares, tantos terrenos abandonados e baldios, porque construir justamente no lugar do ype???
 
José Lucas Rocha da Silva em 01/11/2012 12:44:53
Não corta não ..... mantenham a árvore no projeto ... !?! será uma publicidade positiva para o Hotel !?!Mas ..... se derrubarem !!! ....irão começar com uma revolta da população, não tendo uma imagem tão boa assim, devido a derrubada da bela árvore !?!
 
LEANDRO DE SOUSA em 01/11/2012 12:25:28
Internautas que não tem o que fazer...e que se a bendita arvore cair sobre a rede e ficarem sem energia e sem seus computadores...vão reclamar de quê???
 
João M Souza em 01/11/2012 12:22:27
porque cortar uma planta q tem 50 anos que quase nao existe mais deixa ela que ja faz parte desa paisagem maravilhosa
 
gilson rodrigues em 01/11/2012 11:58:37
Pô é só plantar dois ipês ali na frente e está tudo resolvido. ô povo chato meu!
 
Tomás de Aquino em 01/11/2012 11:55:11
É , daqui a 50 anos teremos a oportunidade de ver 50 ipes (com sorte) igual a este , floridos na Av.Mato Grosso. Para nossos filhos?? Isso se não vier outro empreendimento e cortar estes tambem.
 
sandro ortiz em 01/11/2012 11:50:12
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions