ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Cras realiza cirurgia de grande porte e salva anta atropelada

Francisco Júnior | 15/05/2013 12:11
Animal ficou bastante ferido. (Foto: Divulgação)
Animal ficou bastante ferido. (Foto: Divulgação)

O Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) realizou uma cirurgia de grande porte para salvar um anta, atropelada por uma moto na BR-262, em Campo Grande, no dia 2 de abril deste ano.

O procedimento inédito no Estado foi feito no dia 11 de abril e durou cerca de 50 minutos. O fato foi divulgado hoje (15) quando o animal passou a apresentar bons sinais de recuperação.

De acordo com o médico veterinário do Cras Álvaro Cavalcanti, o animal levado ao Cras pela Polícia Militar Ambiental apresentava os dois lados da mandíbula quebrados, com perda óssea do lado direito e comprometimento do olho direito.

“Inserimos na mandíbula um aparelho linear de Kirchner que deveremos retirar em até 90 dias”, explicou o veterinário relatando que é muito provável que o animal fique com sequelas do atropelamento.

Ainda segundo Cavalcanti, o animal perdeu cerca de 40 quilos e atualmente já se alimenta de folhas e comida pastosa, além de receber uma complementação alimentar para recuperar o peso e hidratação com soro caseiro.

A cirurgia foi realizada pela equipe do Centro, com apoio de médicos veterinários autônomos colaboradores e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Após a recuperação o animal deve seguir para um cativeiro.

Nos siga no Google Notícias