ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Cras recupera 600 animais, mas mortalidade chega a 34%

Antonio Marques | 23/12/2015 17:45
Tucanos em reabilitação no Cras. Apesar da dedicação dos técnicos, o índice de mortalidade dos animais foi de 34% (Foto: Divulgação/ Assessoria do Imasul)
Tucanos em reabilitação no Cras. Apesar da dedicação dos técnicos, o índice de mortalidade dos animais foi de 34% (Foto: Divulgação/ Assessoria do Imasul)

Os técnicos do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) reabilitaram 600 animais para serem devolvidos aos seus habitats naturais, entre janeiro e dezembro deste ano. Em 2015, o órgão recebeu pouco mais de 2.500 bichos, entre aves, mamíferos e répteis. Apesar da dedicação dos profissionais, o índice de mortalidade no ano atingiu 34%, mas 850 animais não conseguiram sobreviver.

Do total de animais recebidos pelo Cras, 1.550 continuam alojados no Centro em tratamento veterinário, aguardando a recuperação para serem soltos na natureza. Conforme a coordenadora do órgão, Nara Pontes, a maioria dos animais é oriunda de apreensões feitas pela Polícia Militar Ambiental. “O número é grande e o processo entre o recebimento, tratamento e soltura, demora um pouco, dependendo da espécie e das condições que eles chegam”, lembra ela.

Segundo Nara Pontes, o Cras em Campo Grande foi um dos primeiros centros de triagem de animais silvestres criado no Brasil e serve como modelo para os outros estados brasileiros que possuem ações de conservação de fauna. O Centro é administrado pela Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Na tarde desta terça-feira (22), o Cras recebeu um minifurgão, automóvel que será devidamente adaptado para possibilitar o transporte adequado dos animais, seja na coleta ou no processo de soltura na natureza. “Estamos aprimorando e melhorando as condições de trabalho dos profissionais e técnicos do Cras. Neste ano firmamos uma importante e inédita parceria que está possibilitando ao Centro fazer o tratamento e acompanhamento clínico dos por meio de homeopatia. É um avanço em pesquisa e tecnologia em nosso trabalho”, reforçou o titular da Semade, Jaime Verruck, durante a entrega do veículo.

Conforme a assessoria da Semade, neste mês, três novos veículos adquiridos por meio de convênio com o governo federal foram entregues ao Imasul: duas camionetes Mitsubishi L200 que serão utilizadas nas atividades de fiscalização e o minifurgão que será utilizado pelo Cras.

Nos siga no Google Notícias