ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Cultura da reciclagem continua distante do dia-a-dia do campo-grandense

Viviane Oliveira | 30/06/2011 09:00
Lenira conta que sempre separou o lixo orgânico do reciclável. (Fotos: Marcelo Victor)
Lenira conta que sempre separou o lixo orgânico do reciclável. (Fotos: Marcelo Victor)

Com o desafio de dar destinação correta ao lixo, lançado nesta semana pela prefeitura, nas ruas de Campo Grande o que se percebe é que a maioria das pessoas ainda não tem o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável e muitos nem sequer dão importância.

Com a correria do dia-dia, para muitos é uma perda de tempo separar o lixo em diversas categorias como papel, vidro, plástico e resíduos orgânicos. Outro exemplo é o óleo de cozinha que não deve ser jogado no ralo da pia, esgoto e muito menos em rios.

A aposentada Shirley Souza Barbosa, 58 anos, disse que são raras às vezes em que separa o lixo. “Por causa da pressa eu vou colocando tudo em sacolas de supermercado, depois junto tudo e coloco em um saco de lixo para a coleta”, segundo ela, há alguns anos jogava o óleo no ralo do banheiro.

“Falaram que isso entupia a fossa, então agora eu coloco a gordura dentro de um vidro e deixo para a coleta recolher”, conta.

Para o acadêmico de Engenharia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Rogério Landim, 26 anos, separar o lixo é uma questão costume. Ele conta que mora em Ilha Solteira (SP) e lá a maioria separa o lixo para a coleta seletiva.

“Aqui eu não separo, porque não tem a coleta seletiva. Segundo ele, o sistema deveria ser mais rígido como, por exemplo, retirar as sacolas plásticas do mercado e investir mais propagandas incentivando o uso da seleção. “Eu acredito que com isso diminuiria o tanto de sacolas jogadas nas ruas e nas bocas de lobo da cidade.

Atitude ecológica - A Dona de casa Lenira Maldonado, 61 anos, moradora da região do São Francisco, conta que sempre separou o lixo orgânico do reciclável. Segundo ela, lata, plástico e papelão não vai para o lixo. “Eu junto, quando têm 5 quilos eu levo para a reciclagem”.

Lenira também tem outra medida para colaborar com o meio ambiente. Conforme a dona de casa o óleo usado para fritura e reutilizado para ascender o fogão a lenha que tem em casa.

“Na minha casa a regra é uma lata de óleo por mês, o que sobra eu uso para ascender o forno a lenha”, afirma.

Outro exemplo é de Elsa Marques, 64 anos, o óleo usado em fritura é doado para uma vizinha fazer sabão de álcool. “Mesmo que não tem coleta seletiva, eu procuro fazer minha parte e quanto ao óleo ele tem o destino certo”, finaliza.

Elsa aproveita o óleo usado em fritura para fazer sabão.
Elsa aproveita o óleo usado em fritura para fazer sabão.

Projeto - “O Reciclar é viver”, projeto de coleta seletiva do lixo foi lançado na última terça-feira (28) pelo Prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) em Campo Grande e nesta semana a população já começou a receber sacolas especiais para a separação.

O programa já entra em vigor a partir de sexta-feira, quando um caminhão equipado vai passar por 11 bairros recolhendo o lixo reciclável já separado pela população.

Os moradores dos bairros, Carandá, Autonomista, Santa Fé, Veraneio, Chácara Cachoeira, Bela Vista Tiradentes, São Lourenço, TV Morena, Vilas Boas e Vila Carlota, receberam sacolas verdes destinadas ao lixo reciclável.

Além da sacola, cada casa irá receber gratuitamente um recipiente plástico, para destinar os materiais que podem ser reciclados. O lixo úmido será coletado normalmente pelo caminhão que já faz a coleta.

Por meio de um estudo, a Semadur (Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) identificou que estas regiões são as que produzem mais lixo reciclável.

A população dos bairros que ainda não serão atendidos pela coleta seletiva terão a opção de encaminhar os recicláveis a cinco Ecopontos: Comper, Carrefour, rede São Bento, Rede Pires e Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes de Mato Grosso do Sul). Nestes locais, também poderão ser entregues pilhas, lâmpadas e óleo.

Nos siga no Google Notícias