ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

De 20 mil mudas de árvores plantadas, cerca de 80% são destruídas por vândalos

Renata Volpe Haddad | 21/09/2015 18:08
Mudas de árvores, entre ypês, jabuticabas e acerolas foram distribuídas pela Semadur na tarde de hoje.  (Foto: Fernando Antunes)
Mudas de árvores, entre ypês, jabuticabas e acerolas foram distribuídas pela Semadur na tarde de hoje. (Foto: Fernando Antunes)

De 20 mil mudas de árvores plantadas todos os anos em Campo Grande, cerca de 20% a 25% conseguem se desenvolver. Os motivos de muitas mudas não resistirem deve-se a ação do homem, que quebram, roubam, retiram do local plantado e até queimam as árvores.

Esse dado é informado pela bióloga da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Giseli Ghiraldelli. Ela conta que desde 2009, a secretaria realiza um trabalho específico na Capital. "Mas infelizmente o sucesso não é grande. A população não faz parte disso e muitos vandalizam", comenta.

A bióloga explica que Campo Grande, apesar de ser uma das capitais mais arborizadas do país, corre o risco de perder a posição. "Acontece que existem muitas árvores antigas e há muita resistência por parte principalmente dos comerciantes, em substituir essas árvores, pois eles não querem nada na frente ao comércio", afirma.

Em relação a conscientização da população, Gisele informa que a equipe de divisão da Semadur realiza trabalhos nas escolas, explicando aos alunos o quanto é importante manter uma cidade arborizada. "Também quando vamos plantar, chamamos a população, explicamos que as pessoas precisam cuidar do que é deles, mas não dependem apenas de alguns, mas sim de todos", conta.

O viveiro criado pela prefeitura da Capital e localizado no Jardim Pacaembú, produz mais de 600 mil mudas por ano, de diversas espécies, que são distribuídas para a população. "Nós doamos as mudas, e quem quiser, precisa ir até a Semadur, localizado na prefeitura, solicita por escrito que quer plantar a árvore, vai no viveiro e retira a muda. Mas é preciso que seja plantada em Campo Grande mesmo", informa a bióloga.

Bióloga explica que mudas de diversas espécies são doadas, é necessário apenas fazer a solicitação na Semadur. (Foto: Fernando Antunes)
Bióloga explica que mudas de diversas espécies são doadas, é necessário apenas fazer a solicitação na Semadur. (Foto: Fernando Antunes)
População recebeu hoje duas mudas de árvore de diferentes espécies. (Foto: Fernando Antunes)
População recebeu hoje duas mudas de árvore de diferentes espécies. (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias