A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

21/09/2015 18:08

De 20 mil mudas de árvores plantadas, cerca de 80% são destruídas por vândalos

Renata Volpe Haddad
Mudas de árvores, entre ypês, jabuticabas e acerolas foram distribuídas pela Semadur na tarde de hoje.  (Foto: Fernando Antunes)Mudas de árvores, entre ypês, jabuticabas e acerolas foram distribuídas pela Semadur na tarde de hoje. (Foto: Fernando Antunes)

De 20 mil mudas de árvores plantadas todos os anos em Campo Grande, cerca de 20% a 25% conseguem se desenvolver. Os motivos de muitas mudas não resistirem deve-se a ação do homem, que quebram, roubam, retiram do local plantado e até queimam as árvores.

Veja Mais
Figueira com mais de 80 anos de vida ganha clone geneticamente idêntico
Distribuição de mudas e plantios promovem Dia da Árvore na Capital

Esse dado é informado pela bióloga da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Giseli Ghiraldelli. Ela conta que desde 2009, a secretaria realiza um trabalho específico na Capital. "Mas infelizmente o sucesso não é grande. A população não faz parte disso e muitos vandalizam", comenta.

A bióloga explica que Campo Grande, apesar de ser uma das capitais mais arborizadas do país, corre o risco de perder a posição. "Acontece que existem muitas árvores antigas e há muita resistência por parte principalmente dos comerciantes, em substituir essas árvores, pois eles não querem nada na frente ao comércio", afirma.

Em relação a conscientização da população, Gisele informa que a equipe de divisão da Semadur realiza trabalhos nas escolas, explicando aos alunos o quanto é importante manter uma cidade arborizada. "Também quando vamos plantar, chamamos a população, explicamos que as pessoas precisam cuidar do que é deles, mas não dependem apenas de alguns, mas sim de todos", conta.

O viveiro criado pela prefeitura da Capital e localizado no Jardim Pacaembú, produz mais de 600 mil mudas por ano, de diversas espécies, que são distribuídas para a população. "Nós doamos as mudas, e quem quiser, precisa ir até a Semadur, localizado na prefeitura, solicita por escrito que quer plantar a árvore, vai no viveiro e retira a muda. Mas é preciso que seja plantada em Campo Grande mesmo", informa a bióloga.

Bióloga explica que mudas de diversas espécies são doadas, é necessário apenas fazer a solicitação na Semadur. (Foto: Fernando Antunes)Bióloga explica que mudas de diversas espécies são doadas, é necessário apenas fazer a solicitação na Semadur. (Foto: Fernando Antunes)
População recebeu hoje duas mudas de árvore de diferentes espécies. (Foto: Fernando Antunes)População recebeu hoje duas mudas de árvore de diferentes espécies. (Foto: Fernando Antunes)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions