ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Declaração que reduz imposto pode ser entregue até 30 de setembro

Luciana Brazil | 18/08/2014 09:30

Vence dia 30 de setembro o prazo para que o proprietário rural entregue a declaração ADA (Ato Declaratório Ambiental). O instrumento legal possibilita a redução do ITR (Imposto Territorial Rural) em até 100% sobre as áreas de preservação permanente, reserva legal, reserva particular do patrimônio natural, interesse ecológico, servidão florestal ou ambiental cobertas por florestas nativas e alagadas para fins de constituição de reservatório de usinas hidrelétricas.

Com a declaração, que precisa ser apresentada anualmente e sempre com referência ao exercício corrente, é possível também obter o benefício da alíquota menor do imposto no caso de áreas sob manejo florestal e ou reflorestamento. Assim, além de beneficiar o contribuinte pela redução da carga tributária, o ADA incentiva a preservação e a proteção das florestas e outras formas de vegetação.

O documento deve ser preenchido eletronicamente, no site do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis). O usuário deve acessar a área de cadastro, inscrição e certidões onde fica o formulário do ADA.

É possível encontrar explicação, manual de preenchimento, além da legislação sobre o tema e respostas e perguntas mais frequentes.

O usuário que deseje obter ou recuperar senha de acesso aos sistemas e aos serviços no site do Ibama deverá entrar em contato com a equipe da Central de Atendimento de Serviços através do telefone (61) 3316-1677. Dúvidas sobre preenchimento do formulário do ADA também poderão ser esclarecidas pelo telefone indicado ou pelo número (61) 3316-1253.

Nos siga no Google Notícias