ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Depois de pesquisar cinco áreas, Projeto Biomas chega ao Pantanal

Nyelder Rodrigues | 12/10/2012 18:06

Após estudos em cinco biomas brasileiros, o Projeto Biomas, desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), chega ao Pantanal, único que ainda faltava.

Os estudos que já estão em andamento na Mata Atlântica, Pampa, Amazônia, Caatinga e Cerrado, agora vai selecionar a área do Pantanal que será pesquisada.

Desde o dia 30 de setembro, pesquisadores da Embrapa estão no Pantanal, usando critérios de seleção como solo e vegetação. As pesquisas são feitas com árvores que, mais tarde, resultarão em alternativas de produção sustentáveis repassadas aos produtores.

O Projeto Biomas, que teve início em 2010, pretende desenvolver pesquisas em nove anos, envolvendo mais de 240 profissionais em busca de alternativas para ampliar o uso das árvores nas propriedades rurais brasileiras para diversificar os sistemas produtivos com ganhos, econômicos, ambientais e sociais.

Dividido em cinco fases, o projeto começa pela preparação, onde são firmadas parcerias e também discutidas questões de infra-estrutura e logística. Depois, vem a seleção e caracterização, identificação das áreas de cada bioma que receberão o projeto.

Na sequência, vem a fase de pesquisa, quando o projeto realmente vai a campo, dando seguimento a  extensão, fase em que se apresenta este resultado em outras propriedades rurais.

Por fim, será feita a capacitação, que será realizada no Pantanal, por meio do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), assim, tudo o que foi pesquisado pode ser repassado aos produtores rurais da região.

Nos siga no Google Notícias